- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da antiga Vila dos Pescadores e da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado.

A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.Este blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente, dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena.

vilaguaiba@gmail.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Século XX - 1960 à 1999

Villa Guayba Inserida na História


1960
Inicia os Anos de Chumbo

- Porto Alegre chega aos anos 1960, à condição de Metrópole.

Marcas do dia a dia
- Em Porto Alegre e em muitos lugares do Brasil, as pessoas possuem em Casa, um fogão Geral ou Wallig, uma geladeira Steigleder, uma TV Admiral, uma térmica Termolar, para o estômago Olina do Laboratório West, o sabonete Memphis, o talco Alma de Flores, as massas e biscoitos Coroa, marcas construídas na cidade e muito mais.

Em 1960, em Porto Alegre, a população já é 641 mil habitantes.

Em 1960, em Porto Alegre, é realizado o 36º Campeonato Brasileiro Aberto de Tênis nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil.

Em 1º de janeiro de 1960, em Porto Alegre, em eleição direta, é eleito José Loureiro da Silva, que retornou a Prefeitura, tendo derrotado o candidato do seu antigo partido, o PTB, pois, rompendo com a sigla que ajudara a fundar, concorreu pela aliança PL-PDC do Partido Libertador com o Partido Democrata Cristão.
Enfrentou, nesse segundo mandato de prefeito, um sério problema: - com as finanças do município. Conseguiria vencer todas as adversidades financeiras.

Até 1961, em Porto Alegre, a americana DATC informou que 89 milhões de passageiros foram transportados pelos bondes em 105 anos do sistema.

1961- A última guerra dos Gaúchos

Em 27 de agosto de 1961, em Porto Alegre, começa o Movimento em Defesa da Legalidade, com a formação da “Rede da Legalidade”, pela interferência do governador do Estado do Rio Grande do Sul Leonel Brizola, pela posse do vice-presidente da República João Goulart, o “Jango”, seu cunhado, após a renúncia do presidente da República  Jânio Quadros.
As rádios foram requisitadas pelo governo, formando-se a “Cadeia da Legalidade”, com discursos inflamados de Brizola em mais de 100 estações de rádio.
A Rede defendia a tese do respeito à Constituição, com o apoio da sociedade civil gaúcha, mobilizando o estado na resistência às determinações dos ministros militares lotados em Brasília (DF).

- Em Porto Alegre, sacos de areia são colocados no terraço do Palácio Piratini, que foi transformado em QG – quartel general, brigadianos com metralhadora, o governador armado de pistola e metralhadora.
Estudantes erguendo barricadas nos acessos à Praça da Matriz.
Operários marcham pelas ruas.
Mulheres fazem curso de primeiros socorros.
As escolas foram fechadas, assim como os bancos.
As rádios foram requisitadas pelo governo, formando-se a “Cadeia da Legalidade”, com discursos inflamados de Brizola em mais de 100 estações de rádio.

- A Assembléia Legislativa do Estado, deixou em segundo plano suas divergências político partidária, aprovou por unanimidade uma mensagem do presidente provisório da República, Ranieri Mazzilli, na qual pedia a destituição dos ministros militares.

- Apesar do ministro da guerra Odílio Denys, ter determinado que o comandante do IIIº Exército enfrentasse Brizola (dando ordens para bombardear o Palácio Piratini e, se preciso assassinar o governador), mas o general Machado Lopes comandante do IIIº Exército ficou a favor da Constituição.

- A revolta em Porto Alegre ganhou projeção nacional, foi uma das maiores responsáveis pela solução Parlamentarista, negociada por Tancredo Neves ante os militares golpistas, que retirava poder das mãos do presidente João Goulart “Jango”.

Assim:
Presidente da República: João Goulart (Chefe de Estado),
Primeiro Ministro: Tancredo Neves (Chefe de Governo).

Em 31 de agosto de 1961, em Porto Alegre, chega o agora presidente da República João Goulart, vindo da China (via Paris-Nova York-Montevidéo). Foi aclamado na “Capital da Legalidade”, sendo recebido pelo governador Leonel Brizola (seu cunhado) o agora primeiro ministro Tancredo Neves e demais autoridades, saem em grande desfile, do Aeroporto Salgado Filho ao Palácio Piratini, via Avenida Farrapos.

“- Mas nenhum tiro precisou ser disparado e o presidente João Goulart assumiu a presidência, pela pressão gaúcha do povo porto-alegrense e manobra política do Congresso.”

Em 07 de setembro de 1961, no Brasil, Brasília (DF), João Goulart o “Jango” toma posse como presidente da República e Tancredo Neves como primeiro ministro.

Em 08 de setembro de 1961, no Brasil, Brasília (DF), após manobra do Congresso Nacional para agradar os militares, através de Emenda Constitucional instaura o Sistema Parlamentarista em substituição ao regime Presidencial, com a posse como Presidente da República João Goulart, e Primeiro Ministro Tancredo Neves, no novo regime Parlamentarista.

Em 24 de janeiro de 1963, no Brasil, é realizado conforme promessa do presidente da República João Goulart “plebiscito nacional” para consulta nacional sobre a forma de regime:
 Presidencialismo x Parlamentarismo
   (9 milhões de votos)    (2 milhões de votos)
Com a vitória foi restabelecido o regime presidencialista, que se estende até os nossos dias.

- Em Porto Alegre a campanha pelo presidencialismo é vitoriosa, o presidente João Goulart assume seus plenos poderes de presidente da República sem um primeiro ministro.

Em 1963, em Porto Alegre, foi realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, o 9º Campeonato Brasileiro Infanto-Juvenil e da Juventude e o Campeonato Internacional de Tênis.

- O tenista porto-alegrense Thomaz Koch foi quarto finalista do Aberto dos Estados Unidos. O tenista porto-alegrense foi considerado o melhor do mundo na categoria “até 18 anos”.

Em 1963, em Porto Alegre, acontece a “primeira Greve dos Professores estaduais” pelo atraso no pagamento dos salários, bem como na tentativa de subtrais dois meses do pagamento referentes às férias, no governo estadual de Ildo Meneguetti (PSD).

- Na Assembléia Legislativa a defesa dos professores era a favor e contrarias. O deputado Lamaison Porto (PTB) fez ampla defesa dos professores, já o deputado Darcy Conceição (PSD), lamentava o espantalho da infiltração comunista no magistério gaúcho, bem como denunciava os “métodos terroristas” empregados pelo PTB.

Começa o acusismo barato.

- O plano de campanha difamatória contra o presidente da República João Goulart, o “Jango” inicia em todos os setores (em nível nacional), com meias verdades e verdadeiras mentiras.

- Em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa o deputado estadual Darcy Conceição (PSD), um exaltado, em seu discurso no qual acusava os demagogos do PTB de conduzirem o país à escravidão e ao servilismo à “Rússia bolchevista e a Cuba de Fidel Castro”, foi recebida com risos pelos parlamentares petebistas.
As agressões eram mútuas, o PSD defendendo o novo governador Ildo Meneguetti e denúncias e ofensas contra as figuras do presidente da República João Goulart, e do líder nacional do PTB Leonel Brizola.
O PTB chamava Carlos Lacerda, governador do Rio de Janeiro de “corvo” e acusava o governo estadual de queimar ranchos e de prender estudantes e líderes operários, numa atitude policialesca e autoritária.
O PSD alertava contra as influências do Comando Geral dos TrabalhadoresCGT e do Partido Comunista sobre a atuação da Superintendência da Polícia da Reforma Agrária.
O deputado estadual Paulo Brossard (PL) chamava o presidente da República de “reformista das Arábias”, que deveria fazer reforma agrária primeiro em suas terras.

- O país chegada ao último grau de radicalismo, a situação nacional encaminhava-se para seu clímax.

Em julho de 1963, em Porto Alegre, a cidade recebe em festa sua filha Ieda Maria Vargas, normalista com 18 anos, eleita Miss Universo, nos Estados Unidos.

- Uma multidão foi ao Aeroporto esperar Ieda Vargas, ela participou de tantos festejos que acabou estafada.
Quando foi ao jantar no Palácio Piratini em sua homenagem, assustou o governador Ildo Meneguetti ao desabar e desmaiar ao lado da mesa.

Em 30 de agosto de 1963, em Porto Alegre, é realizada a abertura dos Jogos Universitários Mundiais, a Universíade 1963, no estádio Olímpico do Grêmio, o maior evento já realizado em Porto Alegre, depois do Centenário da Revolução Farroupilha em 1935.

- 45 mil pessoas estavam presentes na cerimônia de abertura e se emocionaram ao ver o atleta Ademar Ferreira da Silva ascender à pira olímpica.
Participaram mais de 2 mil atletas de 32 países, menos os Estados Unidos (durante a Guerra Fria).

- É realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, as competições de Tênis dos Jogos Mundiais Universitários (Universíades), com a participação de tenistas de 15 países.
Destacou-se a participação dos porto-alegrenses Luis Fernando Koch e Doris Sfoggia.
O evento foi encerrado em 09 de setembro de 1963.

Em dezembro de 1963, foi realizado uma Corrida Automobilística na Estrada da Cavalhada, na zona sul, com os carros esportivos, a atração da disputa sempre acompanhada de um grande público que se acomodava as margens da via. Na curva no cruzamento com a Rua Otto Niemeyer era sempre um furor.

Em 07 de dezembro de 1963, em Porto Alegre, a DATC decidiu substituir o transporte sobre trilhos por ônibus (pois os bondes eram considerados muito lentos) e inaugurou a linha Trolleybus, cinco unidades Massari, com deslocamento entre o Gasômetro e o Menino Deus, pelas ruas onde os bondes de tração animal originaram as linhas de bonde 102 anos antes.

Em 1º de janeiro de 1964, em Porto Alegre, assume como prefeito o último eleito diretamente, pelo PTB, o Sr. Sereno Chaise, cujo mandato foi interrompido em 3 de abril daquele ano, em decorrência da Revolução de 31 de Março.

Em 1964, em Porto Alegre, é realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil o 31º Campeonato Sul-Americano de Tênis, incluindo as Copas Mitre, Osório (competição feminina), Copas Bolívia e Harten (competição infantil).

Em 1964, em Porto Alegre, foi realizada nas dependências da Associação Leopoldina Juvenil o Campeonato Sul-Americano por Equipes.

Em 12 de março de 1964, em Porto Alegre, é inaugurado o novo Auditório Araújo Viana, no Parque Farroupilha, em grande evento de inauguração.
Em estilo modernista, para mais de 4 mil espectadores sentados (diferente da concha acústica na Praça da Matriz), junto a Avenida Osvaldo Aranha, projeto dos arquitetos Moacir Moojen Marques e Carlos Fayet, construído em contra partida pela transferência da Praça da Matriz, onde foi construído o prédio da Assembléia Legislativa – o Palácio Farroupilha.

Em 1964, em Porto Alegre, a Rua da Praia agora é chamada de Cinelândia, pelas várias salas de cinemas ali instalados.

- A música “Coração de Luto” de Teixeirinha é o maior sucesso, tocada em todas as rádios de Porto Alegre.
Nos bailes, Renato e seu Sexteto e o conjunto melódico Norberto Baldauf.
O samba “Gente da Noite” de Túlio Piva fazia sucesso e vai dar nome a um programa na Rádio Difusora.
Proliferam grupos de rock: - The Jetson’s, The Dazzles, The Silvers, The Saylors e outros.
No final da década, grupos como Alphagroup, Som 4, Succo, todos ligados ao rock, surgiam na cidade.

Em 13 de março de 1964, no Brasil, no Rio de Janeiro, é realizado o grande Comício das Reformas na Central do Brasil, com a presença do Presidente João Goulart “Jango”, sua esposa Maria Teresa o agora deputado federal Leonel Brizola, os nacionalistas e grupos de esquerda.
Diante de 300 mil pessoas, as promessas, consideradas radicais, e contra interesses estabelecidos, eram feitas ao povo, e a força de seu poder. Suas faixas:
“O Povo exige Reformas, Reforma Agrária na lei ou na marra”
“Legalidade ao Partido Comunista”

- Leonel Brizola se tornaria um dos principais agentes da desestabilização do governo, devido as suas pregações exaltadas e medidas “antiimperialistas”, que incluíram a nacionalização das companhias telefônicas e eletricitária do Rio Grande do Sul (ambas americanas), e a reforma agrária iniciada em seu governo. Em 1964, o radicalismo de Brizola teve o efeito inverso de 1961.

- A reação contrária, porém, não demorou; os jornais dão o tom, do Rio de Janeiro o governador Carlos Lacerda, é só veneno, o golpe está batendo a porta.

- No Rio Grande do Sul, a “greve dos professores” foi acompanhada de uma “greve dos mineiros” de São Jerônimo, em função de atraso de salários. O ambiente político se tornava cada vez mais conturbado, com a eclosão de um “movimento dos Sem-Terra” em Uruguaiana, rebatido por fazendeiros com armas as invasões de suas propriedades.

Em 19 de março de 1964, Brasil, São Paulo, foi realizada a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, organizada por grupos civis e militares que vinham agindo contra o Governo, políticos da UDN e de outros partidos conservadores e as senhoras da chamada CAMDE (Campanha da Mulher pela Democracia).
A Banda da Guarda Civil toca o Hino da Revolução de 1932 (de São Paulo), em seguida o Hino Nacional, a multidão aplaude.
Uma voz entoa a Ave Maria e o Pai Nosso. Eram 400 mil pessoas, maioria burguesia e classe média e massa de manobra.
Na frente da marcha estavam os governadores de São Paulo Adhemar de Barros e Rio de Janeiro Carlos Lacerda e suas esposas, havia muitas faixas como no comício do dia 13, mas os dizeres eram outros:
“Democracia Sim, Comunismo não”
“Nossa Senhora Aparecida, iluminai os reacionários!”...

- Ficava cada vez mais difícil não tomar partido, nesse momento crítico da história.
Assim, o governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, lançou um manifesto pedindo a intervenção das Forças Armadas.

O Golpe Militar passa por Porto Alegre (1964-1985)

Um pouco de história do Brasil

- Apesar de vários segmentos da sociedade civil – dos quais faziam parte empresários do Rio de Janeiro e São Paulo, uma boa parcela da classe média urbana e a maioria do patronato rural estarem dispostos a apoiar um complô para derrubar o governo constitucional do presidente da República João Goulart o “Jango”, foi o governador de Minas Gerais, Magalhães Pinto, quem se escalou para assumir a liderança civil do movimento anti-Goulart. O dono do Banco Nacional (o homem do guarda-chuva), lutou contra a posse de Jango em 1961, e a partir de 1963, virou chefe da conspiração civil, chegou a armar 20 mil homens da Polícia Militar de Minas e junto com os governadores do Rio de Janeiro, Carlos Lacerda, de São Paulo, Ademar de Barros (rouba mais faz) e do Rio Grande do Sul, Ildo Meneguetti (desafeto aberto de Leonel Brizola).

Em 25 de março de 1964, no Brasil, Estado da Guanabara, Rio de Janeiro, acontece a Revolta dos Marinheiros com uma rebelião de marinheiros e fuzileiros navais com várias reivindicações.

Em 26 de março de 1964, no Brasil, Brasília (DF), no dia seguinte a Revolta dos Marinheiros (25.03.1964), três representes do governador mineiro Magalhães Pinto procuraram o general Humberto Castelo Branco, ciente que ele era “o coordenador geral dos grupos militares na conspiração”, para comunicar sua decisão de apoio.

- A segunda ponta do tripé era o conspirador civil Carlos Lacerda, governador do Rio de Janeiro, jornalista, esteve envolvido em quase todas as conspirações que agitaram a nação desde 1930. De comunista, torna-se católico e funda o jornal “Tribuna da Imprensa” em 1946, conspira através do jornal contra todos os governos da República.
Lacerda começou então a conspirar de todas as formas, primeiro contra a posse e depois contra o governo de Jango (publicando cartas falsas em 1955, para ligar Goulart a Perón (Argentina). Censurou jornais, fez aliança com militares do Brasil e dos Estados Unidos e envolveu os governadores Ney Braga (Paraná) e Ildo Meneguetti (Rio Grande do Sul) na trama.

- A terceira ponta era ocupada por Ademar de Barros, governador de São Paulo. Trocando de lado de acordo com a situação, em 1963, lança contra o presidente da República João Goulart “Manifesto dos Governadores Democratas”, assinado por Ney Braga e Ildo Meneguetti.

- Ildo Meneguetti, governador do Rio Grande do Sul, que fora Prefeito de Porto Alegre em 1951 (quando venceu Leonel Brizola) e governador em 1954, fora contra a posse de JK, e em 1961 contra a posse de Jango, voltaria a se reeleger governador em 1962. Durante o estouro do golpe de 1964, retirou-se para a cidade de Passo Fundo (RS) e só voltou à capital após a vitória da “Revolução”.

- O clero conservador, liderado pelo cardeal D. Jaime Barros, do Rio de Janeiro, e pelo padre americano Patrick Peyton, também se envolveu na trama contra o governo.

- No Congresso, a oposição ao presidente João Goulart era liderada pelo presidente da UDN, deputado Olavo Bilac Pinto, e pelo bloco “Ação Democrática Popular”, cujos parlamentares, em sua maioria, tinham sido eleitos com apoio financeiro dos Estados Unidos.
Em outubro de 1964, Magalhães Pinto, Carlos Lacerda e Ademar de Barros romperam com o general Castelo Branco por discordarem de sua política econômica.

- O motivo “oficial” para a eclosão do golpe foi o “espectro do comunismo”, o movimento político-militar que deflagrou o Golpe de Estado, não foi só um golpe militar, a sociedade civil e o Congresso tiveram participação decisiva nele.

Em 31 de março de 1964, as 03h00min, no Brasil, Minas Gerais, sem dormir a um dia, o general conspirador Olímpio Mourão Filho, parte de Juiz de Fora, sem autorização, mobilizava as tropas em seu destino ao Rio de Janeiro, onde estava o presidente da República João Goulart.
Com o motivo apresentado à população de manter as instituições, a ordem e paz social, é realizado o golpe militar, com apoio financeiro, logístico e militar dos Estados Unidos.
A adesão de outras tropas do Exército foi imediata, apoiada por forças da Marinha e da Aeronáutica, deslocaram-se de vários pontos do país com o mesmo objetivo de chegar ao Estado da Guanabara.
As tropas de Mourão esperavam ser surpreendido por outras guarnições leais ao governo, o que não aconteceu.
O governador Carlos Lacerda, língua afiada que desestruturou vários governos, agora sofre as conseqüências, se entrincheirando no Palácio do Governo do Rio de Janeiro, onde era governador.

- Magalhães Pinto acabaria tendo participação decisiva no desfecho do golpe, pois, quando o general Castelo Branco considerou precipitada a partida das tropas do general Mourão Filho para o Rio de Janeiro, e ligou para o governador de Minas Gerais Magalhães Pinto ordenando que o movimento fosse detido, o governador recusou-se a transmitir o recado.

Em 31 de março de 1964, em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa o deputado Pedro Simon solidarizou-se com o manifesto assinado pela Ação Católica do Rio Grande do Sul, pela Juventude Operária Católica (JOC), pela Juventude Universitária Católica (JUC), pela Juventude Estudantil Católica (JEC), pela Juventude Agrária Católica (JAC) e pela Ação Católica Internacional (ACI), contra grupos anti- reformistas.
O deputado Justino Quintana solicitou apoio ao pronunciamento de Jango perante os sargentos das Forças Armadas.
Já o deputado Mario dos Santos alertou contra as marchas que se organizavam no país contra a democracia e as reformas em curso.

No dia 1º de abril de 1964, na tarde, no Brasil, Rio de Janeiro, o presidente Jango surpreendido pelo golpe e isolado volta à Brasília (DF).
Na mesma noite o presidente João Goulart viaja para Porto Alegre no Rio Grande do Sul, deixa em Brasília o chefe do Gabinete Civil Darcy Ribeiro para comunicar o Congresso o fato de o presidente permanecer em território nacional.

Nota:
- É cogitada pelas Forças Armadas a derrubada do avião presidencial.

Em 1º de abril de 1964, em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa, efetivado o golpe, o deputado Pedro Simon, entre outros, analisava o momento político, lamentando que o governador Ildo Meneguetti se houvesse fugido da capital e se reunido com o de Minas Gerais e de São Paulo para tramar contra o Rio Grande e o Brasil.

Em 02 de abril de 1964, as 03h45min da madrugada, no Brasil, Brasília (DF), o Congresso reunido, o presidente do Senado Auro de Moura Andrade declarou vago o cargo de “Presidente da República”, ignorou o comunicado lido em plenário pelo Chefe do Gabinete Civil Darcy Ribeiro que depois de muita dificuldade para chegar à tribuna, dizendo que o presidente permanecia no país e estava se dirigindo a Porto Alegre.
Conforme pregara a Constituição, entregou o cargo ao presidente da Câmara dos Deputados Ranieri Mazzilli, declarou encerrada a sessão e desligou os microfones e a luz do plenário, a reação foi de espanto em uma sessão tumultuada, o Golpe estava dado.

- Em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, na alta madrugada, Jango é informado que os Estados Unidos haviam reconhecido o novo regime de Ranieri Mazzilli, embora o presidente constitucional não tivesse abandonado o cargo nem deixado o país.
Jango recusa as propostas de resistência de Leonel Brizola, pois sabia que resultaria em guerra civil, na qual eles e seus aliados seriam derrotados, o presidente não sabia ainda da conspiração americana chamada “Operação Brother Sam”, articulada pelo embaixador dos Estados Unidos Lincoln Gordon que daria apoio logístico e militar em caso de necessidade.

No dia 02 de abril de 1964, em Porto Alegre, o general Ladário Teles, que se mantinha leal ao governo, oferece sua residência oficial na Avenida Cristovão Colombo para abrigar o presidente da República João Goulart e sua família com o único batalhão de blindados que não aderiu aos golpistas cercam a residência oficial do comandante do 3º Exército para dar segurança ao presidente da República.

- Em todo o Brasil, as escolas não tiveram aulas, o comércio funcionou a meia porta, as pessoas receosas ficaram em casa, ou atônitas sem saber o que realmente estava acontecendo.

- Em Porto Alegre as pessoas saem às ruas para protestar contra o Golpe Militar e defender o presidente Jango, principalmente em frente ao Mercado Público e na Avenida Borges de Medeiros a população enfrenta, mas as manifestações são dispersas pelas Forças Armadas e Forças Policiais, que estão estrategicamente distribuídas pela Capital, pois o 3º Exército no RS do general Ladário Teles que apoiava o governo constitucional, com a desistência de Jango em articular qualquer reação armada, aderiu ao golpe e os militares tomaram as ruas e parques da cidade.

- O Executivo local e o Legislativo nada representavam que mandava era o Exército e a Polícia (deputado Cândido Norberto).

- No Brasil inicia-se a caça as bruxas (dos contrários) prendendo grande parte dos políticos e as pessoas consideradas contrárias a nova ordem.

No dia 04 de abril de 1964, em Porto Alegre, tentando evitar derramamento de sangue do povo em uma guerra civil, o presidente da República João Goulart e sua família se dirigem para o exílio, no Uruguai, aonde chega a Montevidéu as 17h00min, este o último presidente civil do Brasil até 1985.

- O agora ex-deputado federal Leonel Brizola e outros seguem para o exílio. Brizola vai chegar à República Oriental do Uruguai dois meses após sair de Porto Alegre (fica escondido em fazendas da fronteira).
Brizola é o inimigo público Número Um do novo regime no Brasil.

- Em Porto Alegre, as forças repressivas do novo governo, militar, na impossibilidade de prender a pessoa visada, prendiam parentes do acusado.
O reitor da UFRGS Eliseu Paglioli foi afastado. Os servidores públicos estaduais e do judiciário foram afastados em massa.
Invasão e saque da casa de Leonel Brizola, prisão pelo DOPS do deputado Wilson Vargas, o deputado Antônio Visintainer, do prefeito de Porto Alegre Sereno Cheise, do secretário de Educação Hamilton Chaves.
Os situacionistas estavam felizes em defesa do novo governo e do AI-1, dizendo legítimo.

No final de abril de 1964, em Porto Alegre, os generais Castelo Branco, já presidente, Costa e Silva e Ernesto Geisel visitaram a cidade onde houvera alguma resistência ao golpe militar liderado por eles próprios.
O general Castelo Branco e seus sucessores desfilaram pela cidade a bordo do mesmo carro, que três anos antes, havia conduzido o presidente deposto João Goulart a presidência da República.

- O embaixador dos Estados Unidos Lincoln Gordon, um dos idealizadores e financiadores do Golpe de Estado, também visita Porto Alegre, enfatizou o exercício da democracia no país, dizendo que o caminho do Brasil era o dos norte-americanos: - o do respeito à dignidade do homem.

Em 09 de maio de 1964, em Porto Alegre, toma posse indiretamente a Prefeitura Municipal o delegado de polícia e presidente da Câmara de Vereadores Célio Marques Fernandes.

- Atualmente (2011) a Esplanada Municipal em frente ao edifício da administração municipal na Avenida Siqueira Campos é chamada de Célio Marques Fernandes.

Em 1965, Porto Alegre já tem 56 vilas populares, com 13.388 barracos e 65.595 habitantes, o equivalente a 8% da população de 749 mil habitantes.

Em 26 de outubro de 1965, no Brasil, retorna do exílio em Paris na França o ex-presidente JKJuscelino Kubitschekh de Oliveira (cassado em 8 de junho), sendo recebido festivamente pela população.

Em 26 de novembro de 1965, em Porto Alegre, as forças oposicionistas se agregam no Movimento Democrático Brasileiro – MDB, constituído nesta data.
Os situacionistas formaram a Aliança Renovadora Nacional – ARENA.

Em 1966, em Porto Alegre, a equipe brasileira da Copa Davis representada pelos porto-alegrenses Thomaz Koch e Edson Mandarino vence, nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, a equipe dos Estados Unidos considerada a favorita ao título.

Em 05 de agosto de 1966, na noite, em Porto Alegre, como conseqüência do grande vendaval que ocorreu, a Estátua do General Osório (herói da Guerra do Paraguai) localizada na Praça da Alfândega, foi ao chão em pedaços.
Restaurada, com engenho e arte, voltou ao pedestal soberbo, como convinha aos grandes figurões do Império do Brasil.

Em 1967, no Brasil, aos 56 anos Carlos Marighella, velho militante de esquerda fundou a ALN – Ação Libertadora Nacional e partiu para a luta armada conta o Regime Militar.

Em 1967, em Porto Alegre, pelo Decreto Lei nº 3039/67 “que regulamentava construções em lugares especiais”, principalmente junto a orla, originária da pressão dos moradores da Vila Assunção em decorrência de projeto de construção de um condomínio vertical de um único bloco em toda a extensão da propriedade, junto a Avenida Guaíba, o atual Condomínio Residencial Poente do Guaíba, que ficou restrito e dividido a três torres de 10 andares.

- O Condomínio Residencial Poente do Guaíba construído em frente à Vila dos Pescadores, na “antiga Pedreira” alterou a estrutura e dinâmica do local, acabando principalmente com o lazer da comunidade que era na propriedade em questão, tida como uma praça de esportes.
Diferentemente do movimento descrito por Mello (1985):
- “A mão de obra dos pescadores da região do Guaíba pouco foi absorvida por indústrias pesqueiras, pois estas estão estabelecidas na região Sul do Estado, principalmente em Rio Grande.”

Condomínio ao fundo - 1984

Em 15 de fevereiro de 1967, em Porto Alegre, circula pelas bancas a última edição da grande: - Revista do Globo, editada pela Editora Globo.

Em setembro de 1967, em Porto Alegre, estão em franco andamento as obras do “ginasium” do Mosqueteiro do Gremio Foot-Ball Porto-Alegrense, para jogos de salão, as piscinas para adultos e menores, as quadras de tênis em número de 5 e o play-ground.
Em breve lojas e possivelmente uma sala cinematográfica.

Em 1968, no Brasil, Rio de Janeiro (GB), acontece a Marcha dos 100 Mil, protestos populares contra a ditadura militar, padres e artistas, guerrilheiros e estudantes, operários e intelectuais, políticos, em protesto formavam o clima brasileiro do agitado ano de 1968. Causou comoção nacional a morte do estudante Edson Luis na Guanabara.
Todas as manifestações são reprimidas com força.

Em 1968, no Brasil, os compositores Caetano Veloso e Gilberto Gil lançam o movimento musical, a Tropicália, ambos são presos no mesmo ano.

Em 1968, no Brasil, estão em atividade várias organizações revolucionárias de esquerda, ALN, MR-8, VPR e VAR-Palmares. Nesse contexto, surgiram por parte do Regime Militar, primeiro a OBAN - Operação Bandeirantes da polícia paulista e depois o Exército pelo DOI-CODI, criada em julho de 1969. DOI (Destacamentos de Operações e Informações) e CODI (Centro de Informações de Defesa Interna), nos estados o DOPS (Destacamento de Operações e Polícia Social).

Em 1968, em Porto Alegre, os conflitos estudantis se faziam sentir, com violentas intervenções da Brigada Militar, assim como se registrava prisões de estudantes e líderes sindicais.

- Na Assembléia Legislativa o deputado Pedro Simon discursava contra a ação de grupos armados de cassetetes que na Capital haviam espancado o elenco da peça Roda Viva, exibida no Teatro Leopoldina.

Em 1968, em Porto Alegre, foram indicados os tenistas gaúchos Ricardo Bernd e Maria Cristina Borba Dias para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Tênis “Orange Bowl” realizado anualmente nos Estados Unidos.

Em 1968, em Porto Alegre, acontece o primeiro Festival Universitário de Música, vencido por João Alberto Soares.
No segundo ano vence Carlinho Hartlieb e o grupo Liverpool Sound, com a música “Por Favor, Sucesso”.

Em 13 de dezembro de 1968, no Brasil, Brasília (DF), num ambiente de intenso debate político e manifestações de toda a ordem é decretado pelo presidente da República Costa e Silva o Ato Institucional (AI-5), chamado de “golpe dentro do golpe”, que concretizou o golpe de 1964, decretando o fechamento do Congresso, autorizando o Executivo a legislar, em todas as matérias previstas na Constituição, suspendendo a garantias constitucionais ou legais de vitaliciedade, imobilidade, e estabilidade, confiscar bens e permitindo ao presidente demitir, remover, aposentar, transferir - juízes, empregados de autarquias e militares, suspender o direito de “habeas corpus”.
O AI-5 perduraria por 11 anos.

- Em Porto Alegre, começou a cassação de deputados do MDB, transformando a ARENA no maior partido, que defendia as medidas punitivas aos contrários.

Em dezembro de 1968, em Porto Alegre se apresentou a Orquestra de Câmara Gulbenkian no Salão de Atos da UFRGS.

Em 1969, em Porto Alegre, a Carrocerias Eliziário, localizada na Rua Domingos Rubbo, Bairro Cristo Redentor, logo acima do Hospital Cristo Redentor, fabricante dos novos modelos de ônibus (Veneza I e II) foi comprada pela Carrocerias Nicola S.A. (atual Marcopolo) de Caxias do Sul (RS).

Em 1969, em Porto Alegre, a linha instalada do Trolleybus foi fechada a DATC planejava instalar 100 Trolley, mas foram comprados nove, sendo quatro usados. Entre os investimentos, seria necessário readaptar a voltagem das redes dos bondes. Os trólebus acabaram vendidos para a cidade de Araraquara, São Paulo.

Em 1969, em Porto Alegre, a Bolsa de Valores do Rio Grande do Sul, teve um movimento registrado em 1968 de NCr$ 66.511.489,55 (em cruzeiros novos) em negócios realizados pelas Sociedades Corretoras, constatando-se uma média mensal de NCr$ 5.542.624,12 (em cruzeiros novos).

Em 1969, em Porto Alegre, é montado o espetáculo Mirandolina, comédia de Goldoni, produzida por Maria de Lourdes Agnostopoulos e encenada com sucesso no palco do magnífico Teatro Leopoldina na Avenida Independência. A direção esteve a cargo de Luiz Arthur Nunes, recém saído dos bancos do CAD.

Em 04 de abril de 1969, em Porto Alegre, é inaugurado o Estádio Beira Rio do Sport Club Internacional, segundo grande estádio da cidade, construído sobre o aterro sanitário nas margens do Guaíba, na Avenida Padre Cacique.

 Dia da Inauguração - 1969



No jogo inaugural, a vitória do Internacional sobre o Benfica de Portugal por 2x1.


- Nesta época, em Porto Alegre à medida que a década avançava, duas coisas subiram na silhueta das mulheres: - as barras da saia e a armação dos penteados.
A nova sensualidade ficava mais chique na Avenida Independência e na loja Moda Lixo, nas pistas de dança da Baiúca e do Encouraçado Butikim ou nas dezenas de novo bares, ou ainda no Restaurante Tia Dulce, onde a sopa de cebola fechava a noite.
Nos subúrbios, Teixeirinha era o grande ídolo e invadia os anos 1970 como um caso nacional com o seu “Coração de Luto”.
Ipanema ainda era balneável, atraia gente durante a semana e ficava congestionada nos domingos, com o seu famoso cachorro quente que saia da lata inox.
Logo à frente vieram os filhos de Woodstock, e os cabelos, agora encrespados, voltaram a crescer para baixo, junto com os vestidos.
Os hippies com batas coloridas, bolsas a tiracolo, calça boca de sino e, segundo o veneno de Nelson Rodrigues - calcanhares sujos.
“Faça Amor, não faça Guerra”.
Tirando um punhado de jovem que partiram para a luta armada, a guerrilha urbana ficou restrita aos porões.

Em 16 de maio de 1969, em Porto Alegre, 21 horas, se apresentou no projeto ArquisambaGal Costa, Os Mutantes, Tom Zé e Os Brazões, na Reitoria da UFRGS, promovido pelo diretório acadêmico da Faculdade de Arquitetura.

1970
Pra frente Brasil
O milagre Brasileiro

- A partir da década de 70, em Porto Alegre, músicos da MPB como Plauto Cruz e Jessé Silva vão desenvolver seu trabalho em bares, chegando eventualmente, ao disco. Músicos como Carlinhos Hartlieb e Hermes Aquino e grupos como o Bixo da Seda vão ocupar o exíguo espaço dos nossos teatros (que são poucos).
O Teatro de Câmara (na Rua da República) e o Teatro de Arena (na escadaria da Borges de Medeiros) seriam os principais pólos culturais de Porto Alegre. As “Rodas de Som”, que se realizavam no Teatro de Arena, sextas-feiras à meia noite, o Programa Mr. Lee, os concertos “Vivendo a Vida de Lee”, são divisores importantes na música de Porto Alegre. Eles vão ampliar o espaço para os músicos gaúchos.
Todos estes movimentos vão desembocar na Gravadora Isaec que vai se dedicar principalmente a registrar o trabalho de nossos compositores urbanos.

Em 1970, na Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba), começou a descaracterização do grupo formador da comunidade, devido às mudanças sócio-econômicas e urbanas.
A pesca industrial acabou com a pesca artesanal, desviando a maioria de seus praticantes para o emprego formal, mesmo não tendo capacitação profissional.
A entrada do peixe de água salgada no comércio de pescado em Porto Alegre também contribuiu para o desinteresse da população pelos peixes do Guaíba ou da Laguna dos Patos.
Os principais problemas levantados no comércio do pescado artesanal, conforme Garcez (2001):
- Dificuldades para a comercialização,
- Baixos preços pagos ao produtor,
- Baixa qualificação da mão de obra,
- Descapitalização dos pescadores para investimento e manutenção.

- Os impactos ambientais (poluição) na região são percebidos pelos pescadores a partir dos anos 1970, e ressalta que os mesmos não causam somente a degradação da qualidade das águas do Guaíba, mas atingem a cultura tradicional dos pescadores, através das dificuldades que impõem à atividade econômica da pesca artesanal.
Os problemas principais de poluição das águas estão no despejo de esgoto doméstico “in natura”, rejeitos industriais e escoamento de defensivos agrícolas da Bacia do Jacuí.

Em 1970, em Porto Alegre, o Estaleiro Só chegou a ter um quadro funcional com mais de três mil trabalhadores distribuídos pelos 53 mil metros quadrados do Pontal circulando entre prédios administrativos e oficinas, junto uma infra-estrutura com energia elétrica de 13.800 volts, três entradas de água potável e um reservatório semi enterrado para dez mil litros.
Em 1975 a Só chega a seu auge e já havia mudado o perfil da Ponta do Mello.
Na década de 1980, já como sociedade anônima não exibia o mesmo vigor. Com falta de financiamento e sem incentivo ao setor, começa a decadência, tentou diversificar para no metal-mecânico, mas não era o suficiente.
Em 1995, com salários em atraso, e sinais de alerta, é decretada a falência do Estaleiro Só & Cia, a centenária empresa encerra suas atividades.
Manoel da Silva Só, um dos pioneiros da construção naval do Brasil.
Atualmente nem mais ruínas existem mais na Ponta do Melo, que sinalizam o auge da indústria pesada em Porto Alegre.

Em 08 de março de 1970, em Porto Alegre, é desativado o serviço de bondes na cidade, 62 anos depois da inauguração do primeiro bonde elétrico, o prefeito Thelmo Thompson Flores, jornalistas e convidados percorreram as linhas Partenon, Glória e Teresópolis na última viagem deste sistema de transporte público.
Neste dia, os passageiros não pagaram passagem, o DATC utilizou o último bonde o número 113 em Porto Alegre.

- Pela praticidade e maior velocidade, alcançando locais ainda não disputados pelos bondes, o ônibus a partir de agora vai reinar sozinho.

Em 14 de abril de 1970, em Porto Alegre, é inaugurada a terceira Estação Ferroviária de Porto Alegre, a nova estação localizava-se na Rua Voluntários da Pátria, 1358.
Com a desativação da Estação Castelinho, os trens para Uruguaiana e os de subúrbio para São Leopoldo passaram a partir de uma estação um pouco mais adiante, construída num prédio da Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA, junto a administração no RS, entre a Avenida Castelo Branco e a Rua Voluntários da Pátria, e as esquinas das ruas Comendador Coruja e Ramiro Barcelos.

Em 24 de maio de 1970, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Loureiro da Silva, sobre a Avenida Salgado Filho, alterando, toda uma área do centro da cidade e destruindo em nome do progresso, não necessário, um grandioso patrimônio.
Junto à parede do edifício lateral foi erigido um monumento o painel em concreto de (6m x 10m) da desbravação de Porto Alegre do artista Vasco Prado.

Sistema de Proteção às Cheias
Entre 1971 e 1974, em Porto Alegre, é construído o muro da Avenida Mauá, junto ao Porto, fechando o sistema de diques e passagens, obra do Governo Federal, na gestão do prefeito municipal Telmo Thompson Flores.
O famoso muro da Mauá aguarda o momento de provar sua utilidade e saber se suas comportas realmente funcionam.

Em maio de 1971, em Porto Alegre, acontece a explosão da Fábrica de Fogos de Artifício Fulgor, no bairro Navegantes, matou dez pessoas, feriu 59, derrubou outros quatro prédios, danificou 24 veículos, 56 casas e depósitos, numa área de 2 km2.

Em 29 de dezembro de 1971, em Porto Alegre, o prefeito Telmo Thompson Flores, através da Lei 3.609 consagra como data de fundação da Capital:
- Porto Alegre foi fundado em dia 26 de março de 1772.

Em 1972, em Porto Alegre, é inaugurado o exótico monumento erigido em homenagem ao engenheiro José Batista Pereira, nome de destaque no rodoviarismo do Estado. Obra do escultor Vasco Prado, feira de sucata, escultura arrojada dentro da linha das técnicas de vanguarda, localizada em frente à sede do DAER, na Avenida Borges de Medeiros.

- Segunda comemoração do Bi-centenário de Porto Alegre – 1772/1972 – 200 Anos

Em 26 de março de 1972, Porto Alegre comemora pela segunda vez seus “200 Anos de Fundação” (a primeira vez em 1940), são realizadas várias cerimônias e eventos pela cidade.

Em 24 de abril de 1972, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto D. Pedro I na Avenida Borges de Medeiros, sobre a 2ª Perimetral, junto a Avenida José de Alencar e Praia de Belas.

Em 09 de junho de 1972, às 21h45min, em Porto Alegre, o locutor da TV Gaúcha fez um apelo aos telespectadores:
“A emissora está pegando fogo e estamos sem telefone. Chamem os bombeiros”.
O pedido foi atendido e metade do prédio conseguiu ser salvo.

Em 07 de agosto de 1972, em Porto Alegre, é inaugurado o Túnel e Elevada da Conceição, considerada a obra do século XX, fechando o anel viário da 1ª Perimetral, a grande obra da década, destruiu alguns monumentos da cidade para ser construído, pois era mais fácil demolir que desviar.
Na cerimônia inaugural o viaduto foi ornamentado com alegorias de Xico Stockinger.
Junto a Praça Dom Sebastião na Avenida Independência, sobre o túnel para cobrir a caixa de ventilação, foi erigido o grande monumento composto de 4 painéis decorativos, em ferro confeccionado por Xico Stockinger:
- Duelo de touros, Guerreiro, Guerreiro a cavalo e Mulher.

Em 30 de outubro de 1972, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Tiradentes, junto a Rua Silva Só, sobre a Avenida Protásio Alves.

Em 01 de novembro de 1972, em Porto Alegre, a Associação Leopoldina Juvenil incorporou o Tennis Club Moinhos de Vento (antigo Club Walhalla).

Em 1973, em Porto Alegre, os funcionários das Lojas Americanas, localizada na Rua da Praia, faziam uma festa de fim de ano, quando o prédio pegou fogo. Cinco mulheres morreram asfixiadas no banheiro.
Com este incêndio a configuração do mobiliário da Rua da Praia foi descaracterizada, para facilitar o acesso de emergência, sem nunca mais ter voltado ao normal, totalmente sem estética e destruído.

- Neste mesmo dia, ao saírem das Lojas Americanas, os bombeiros apagaram incêndio em 13 bancas do Mercado Público.

Em 1973, em Porto Alegre, a prefeitura interdita todas as Praias da cidade junto ao Guaíba pelo motivo da poluição acima do tolerável, deixando a cidade carente de um de seus maiores lazeres.

- A idéia de jogar o esgoto principalmente doméstico “in natura” no Guaíba achando que seu volume d’água em seu caminho ao mar a poluição se dissiparia, o que foi um engano grave de nossas autoridades.

- A Vila dos Pescadores sente na própria pele as conseqüências e o fim da balneabilidade das águas, a perda de um dos aprazíveis lazeres da comunidade, banhar-se no Guaíba.

Em 1973, em Porto Alegre, as edificações construídas em morros passaram a ser controlados pela SMOV (Secretaria Municipal de Obras e Viação), proibindo construções acima da cota de 60 metros.
O processo de destruição da paisagem dos morros da capital iniciou no século XIX, com o desmatamento para preparar lenha e carvão vegetal, principais combustíveis na época, depois as saibreiras e pedreiras escavaram os morros descaracterizando o ambiente, no final o os loteamentos desordenados nas encostas, provocando erosão.

Em 31 de março de 1973, em Porto Alegre, é inaugurada a nova sede da Companhia Carris Porto-Alegrense, na Rua Albion, no bairro Partenon, depois da demolição da antiga garagem na Avenida João Pessoa, devido à construção da 1ª Perimetral.

Em 31 de julho de 1973, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto dos Açorianos sobre a 1ª Perimetral, junto a Avenida Borges de Medeiros, no Parque dos Açorianos.

Em 1974, em Porto Alegre, assinalou a escalada da oposição através do MDB – Movimento Democrático Brasileiro, de vitórias eleitorais, tanto no âmbito nacional como regional.

Em 1974, em Porto Alegre, as quadras da Associação Leopoldina Juvenil de Porto Alegre foram sede do 24º Campeonato Brasileiro de Tênis.

Em 1974, em Porto Alegre, é entregue a população o Parque Moinhos de Vento, no local do antigo Pradinho ou Prado Moinhos de Vento, mais conhecido como Parcão, é uma área verde localizada no bairro Moinhos de Vento com área de 11,5 hectares que pertenceu antigo Prado Independência e o Estádio da Baixada do Grêmio Foot-Ball Porto-Alegrense é utilizado para a prática de esportes e caminhadas.

Em 26 de maio de 1974, em Porto Alegre, é inaugurado o monumento “A Caravela” ancorada no Parque dos Açorianos, na Cidade Baixa, no antigo Porto dos Casais, em homenagem aos casais açorianos, fundadores da cidade.
A escultura de aço anti-corrosivo, de 17 m de altura por 24 m de comprimento, lembra uma caravela composta de corpos humanos entrelaçados, e uma figura alada, que representa a “Vitória”, à frente. Idealizada e executada pelo escultor Carlos Tenius.

Em 1975, em Porto Alegre, é criado por Decreto Municipal a Reserva Biológica do Lami, com área de 180 hectares, com inclusão da Ponta do Cego, localizada no extremo sul da cidade, área ainda rural.
Um dos motivos primordiais para a criação foi à urgência de se conservar pela ameaça de extinção, a espécie vegetal “Efédra”, com valor medicinal.
A visitação pública é proibida na primeira reserva biológica de Porto Alegre.

Em 1975, em Porto Alegre, completa-se o anel viário da 1ª Perimetral que percorre as vias: - Júlio de Castilhos, João Goulart (Volta do Gasômetro), Loureiro da Silva, Avaí, túnel e elevada da Conceição até Mauá/ Julio de Castilhos, numa extensão de 6,33 quilômetros.

Em 1975, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Leopoldina sobre a 1ª Perimetral, junto a Avenida João Pessoa. Na lateral do viaduto e inaugurada à herma em concreto em homenagem a Imperatriz Leopoldina, com uma cabeça em bronze.

Em 1975, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Obirici, sobre a Avenida Plínio Brasil Milano, junto as Avenidas, Brasiliano de Morais e Assis Brasil, isto alterou o sistema viário desta região na Zona Norte.
Junto à praça lateral, onde na década de 1960 estava instalada a famosa Sandu, espécie de ambulatório, no prédio do IAPAS, foi construído o monumento a Índia Obirici, quase próximo ao arroio Passo da Areia, obra do escultor Mário Arjonas.

Em 25 de fevereiro de 1975, em Porto Alegre, na forquilha de uma Acácia Tipa, na calçada da Avenida João Pessoa, Carlos Alberto Dayrel, 20 anos, queria impedir que a árvore tombasse pelas motos serras da Prefeitura, no alargamento da avenida para a construção do viaduto Imperatriz Leopoldina. O protesto terminou em pancadaria patrocinada pela Brigada Militar, e virou notícia nacional. As Acácias Tipa permaneceram em pé. Este é o marco do Movimento Ecológico em Porto Alegre durante o Regime Militar.

- Porto Alegre a capital brasileira da “Ecologia”.

Estamos suspensos no Espaço dentro da grande nave Gaia,
preservar o equilíbrio é necessário.

Em 08 de abril de 1975, em Porto Alegre, toma posse o prefeito municipal Guilherme Socias Villela, escolhido indiretamente pela Assembléia Legislativa.

Em 1975, em Porto Alegre, é inaugurada a 2ª Perimetral de Porto Alegre com sete quilômetros, seguindo pela:
Rua Felix da Cunha com Avenida Farrapos, Rua Olavo Barreto Viana, Avenida Goethe, Avenida Mariante, Avenida Silva Só, Avenida Princesa Isabel, Avenida Azenha, Avenida José de Alencar até as Avenidas Praia de Belas/Borges de Medeiros, precisou ser construído dois viadutos: Tiradentes (Avenidas Silva Só sobre Protásio Alves) e Dom Pedro I (Avenidas Borges de Medeiros sobre José de Alencar).
Atualmente a perimetral parte da Rua Voluntários da Pátria, por várias alças até a Avenida Farrapos.

Em 1976, em Porto Alegre, é criado na capital por Decreto Estadual nº 24.385/76 o Parque Estadual do Delta do Jacuí e declarado Área de Proteção Ambiental – APA, em 2004, com uma parte dentro da cidade, administrado pelo Governo do Estado.
O Parque se forma a partir dos rios: - Gravataí, Sinos, Caí e Jacuí, mais os canais, pântanos, e charcos e o conjunto de 16 ilhas do total de 30 que ficam dentro de Porto Alegre:
Ilha das Balseiras,
Ilha da Casa da Pólvora,
Ilha do Cipriano,
Ilha Coroa dos Bagres,
Ilha do Chico Inglês,
Ilha da Figueira,
Ilha das Flores,
Ilha das Garças,
Ilha Grande dos Marinheiros,
Ilha do Humaitá,
Ilha do Lage,
Ilha do Lino,
Ilha do Oliveira,
Ilha do Pavão,
Ilha da Pintada,
Ilha das Pombas,
Ilha do Serafim.

- O arquipélago é resultado da deposição milenar de sedimentos carregados pelos rios que formam a região hidrográfica do Guaíba.
De fato, são águas que passam pelo Delta do Jacuí que formam o Lago Guaíba, cujas águas, seguem para a Laguna dos Patos e para o Oceano Atlântico.
A população concentra-se nas ilhas da Pintada, Grande dos Marinheiros e Pavão.
O Delta é importante para a proteção do eco sistema da região.

Em 1976, em Porto Alegre, no Centro de Pós-Graduação e Ciência da Computação da UFRGS, uma equipe desenvolve o “primeiro Moden brasileiro” de laboratório, e a Parks transforma este protótipo em um produto comercial que foi a base da Embratel implantar a rede de transmissão de dados em 1978.

Em 27 de abril de 1976, no meio da tarde, em Porto Alegre, o movimento nas Lojas Renner era intenso, no grande magazine na esquina da Rua Dr. Flores com Rua Otávio Rocha.
De repente uma explosão, na seção de tintas, no primeiro dos oito andares.
Começava o maior incêndio da história da cidade. Morreram 40 pessoas e 65 feridos.
Duas pessoas saltaram do último andar para a morte, 13 veículos e 200 bombeiros concentraram-se na frente da Renner, mas pouco pôde ser feito, diante da grande multidão e curiosos que para lá se deslocaram sem acreditar.

Em 1977, no Brasil, Brasília (DF), o governo federal para controlar o crescimento da oposição (MDB), com a ação conhecida como “Pacote de Abril”, fechou o Congresso Nacional para realizar a reforma do judiciário, pela qual pretendia assegurar para a ARENA (partido do governo) o controle do processo político, mantinha-se as eleições indiretas para governador e vice, criava-se a figura do “senador biônico”, escolhido indiretamente, e se estabelecia que o quórum para a aprovação de medidas no legislativo passava a ser de maioria absoluta.

- Paralelamente a Lei Falcão limitava o acesso dos candidatos a televisão e ao rádio, reduzindo a sua participação à mostra de uma foto seguida de um mini-currículo.

Em 1977, no Brasil, Rio Grande do Sul, Gravataí, é inaugurado a Digicon pelo canadense Joseph Elbring.
Elbring já intuía o vindouro mundo globalizado, que permite que empresas localizadas em lugares remotos e afastados dos tradicionais centros industriais surpreendam por sua audácia e tecnologia. A Digicon atropelou fronteiras com suas catracas eletrônicas, controladores de tráfico, parquímetros, periféricos para a indústria e sistemas de bilhetagem eletrônica para transporte urbano.
Colocou a marca até em componentes do mercado aeronáutico, como fornecedora da Estação Espacial Internacional e do Airbur A380.

Em 1978, em Porto Alegre, mesmo com todo o controle do governo federal à oposição e órgãos de imprensa, o MDBMovimento Democrático Brasileiro nas eleições parlamentares obteve vitórias significativas.

- O deputado Pedro Simon se elege “senador da República”, o deputado estadual Aldo Pinto (MDB) considerou que fora a maior vitória que um partido já tivera em pleito eleitoral.

- O tema da “abertura política” estava no ar no conturbado ano de 1978, no qual a sociedade civil se agitava, em manifestações de todos os segmentos. Empresários, estudantes, advogados, sindicalistas, intelectuais e artistas pronunciavam-se pela “Redemocratização”, enquanto que as Greves do ABC paulista punham em cena novas lideranças, como o metalúrgico Luis Inácio da Silva, o Lula.

Em 1978, em Porto Alegre, é terminado o avanço sobre as águas do Guaíba, com a construção do Dique de Proteção Contra Enchentes.
O fim dos aterros sanitários na orla do Guaíba acrescentou 460 hectares ao mapa da cidade, preenchendo o espaço da Ponte do Guaíba até a Ponta do Mello, no Estaleiro Só.

Em 19 de março de 1978, em Porto Alegre, é inaugurado o Brique da Redenção, feira de antiguidades e artesanato (tipo mercado de pulgas), muito comum na Europa, a cidade elegeu o ponto de convergência de todas as correntes, local de interatividade, na Rua José Bonifácio, junto ao Parque Farroupilha.

“Neste local aos domingos os porto-alegrenses se curtem uns aos outros e integram os visitantes”.

Em 09 de dezembro de 1978, em Porto Alegre, é entregue a população da cidade o grande Parque Marinha do Brasil, junto ao aterro sanitário no bairro Praia de Belas, pelo prefeito Guilherme Socias Vilella, parque com 70,7 hectares, projeto dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky em cima do aterro sanitário da Praia de Belas, junto ao dique de contensão de enchentes, tem seu limite junto ao Lago Guaíba.

- Porto Alegre é a campeã nacional em arborização com a inclusão do novo Parque Marinha do Brasil com 70 hectares, é o maior do Estado.

Em 1979, em Porto Alegre, é inaugurado o monumento em homenagem ao presidente Castelo Branco, localizado no Parque Moinhos de Vento - Parcão, obra de Carlos Tenius, alteroso e enigmático, feito em aço anti-corrosivo.

Em 1979, em Porto Alegre, neste agitado contexto de abertura, incidentes como o seqüestro dos uruguaios Lilian Celiberti e Universindo Diaz motivaram grandes debates e acusações quanto à ação das autoridades policiais. Da mesma forma condenava-se a violência policial nas greves e a intervenção em sindicatos.

Em 1º de janeiro de 1979, no Brasil, Brasília (DF), é extinto pelo presidente da República Ernesto Geisel o Ato Institucional nº 5 - AI-5, que restringia os direitos políticos e civis da nação.
           
Em 21 de julho de 1979, em Porto Alegre, é aprovado o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental - PDDUA, que dispunha de novas regras para ordenar seu crescimento e consagrou conceitos do anterior de 1959, incorporando novidades de seu tempo.
Trouxe o princípio de densidade populacional boa, de no máximo 150 habitantes por hectare.
Há a preocupação com os níveis de insolação e ventilação dos prédios. Os limites de altura foram reduzidos e houve o afastamento da divisa, os chamados recuos, ou seja, as construções já não ocupam mais todo o terreno.

- Essas medidas impediram que Porto Alegre se tornasse um grande paredão, gerando melhor qualidade de vida, e menor densidade.

Em agosto de 1979, no Brasil, no Brasil, Brasília (DF), durante o Regime Militar, no governo João Figueiredo, o Congresso aprova um projeto de “anistia ampla geral e irrestrita” a Lei de Anistia ao exilados políticos, muito retornam ao Brasil, como Leonel Brizola (RS), Miguel Arraes (PE), Luis Carlos Prestes (RS), Fernando Gabeira (RJ) entre muitos outros.
O deputado estadual Ibsen Pinheiro chamou a atenção na Assembléia Legislativa para a falha do projeto de anistia, que iria beneficiar também aos agentes da repressão – os torturadores –, que não haviam sido condenados.
Com o indulto de Natal, no fim do mesmo ano, são libertados mais presos políticos.

Em outubro de 1979, no Brasil, São Paulo (SP), tem início o retorno do sindicalismo, agitado pelas greves do ABC, se realiza a CONCLAT – Conferência Nacional da Classe Trabalhadora, que decidira lutar pela construção de uma Central Única de Trabalhadores (CUT).

Em novembro de 1979, no Brasil, Brasília (DF), foi aprovado pelo Congresso Nacional a reforma política, ainda no Regime Militar, é adotado o sistema pluripartidário em substituição ao bipartidarismo em vigor com os partidos, Arena (Aliança Renovadora Nacional) e MDB (Movimento Democrático Brasileiro).
É criado o PDS – Partido Democrático Social em substituição a Arena, com a força de sustentação do governo.
Na oposição o PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro no lugar do MDB.
A velha sigla do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro, disputada entre Ivete Vargas e Leonel Brizola, coube à primeira.
Os novos partidos, Brizola criou o PDT – Partido Democrático Trabalhista.
Nasce no ABC paulista o PT – Partido dos Trabalhadores com o apoio das forças sindicais e das comunidades eclesiais de base e a liderança de Lula.
Formou-se ainda um pequeno partido de centro o PP – Partido Popular, sob a liderança de Tancredo Neves, que logo depois foi incorporado ao PMDB.

Em 12 de dezembro de 1979, em Porto Alegre, o Mercado Público Municipal, localizado na Praça XV de Novembro foi tombado pelo Patrimônio Histórico de Porto Alegre,

Na década de 1970, em Porto Alegre, a consciência ecológica se consolidou, com a mobilização popular contra dois poderosos inimigos:
- A Desumanização da cidade pelo predomínio do concreto,
- A ameaça de degradação ambiental pela fábrica norueguesa de celulose Borregaard, na cidade de Guaíba.
O movimento tinha seu guru – o agrônomo José Lutzemberger, autoridade mundial em ecologia.

“A Cidade Venceu”
- Disse a Folha da Manhã, em editorial de primeira página, quando a Borregard foi temporariamente fechada.
A fábrica equipou-se com modernos sistemas de controle de poluição, nacionalizou-se e trocou o nome para Riocell.

- Porto Alegre, foi à “primeira cidade e capital a formar uma entidade ambientalista” no Brasil – a Associação de Proteção ao Ambiente NaturalAGAPAN, foi pioneira na formação da Coolméia, primeira cooperativa de alimentos produzidos sem o uso de agroquímicos sintéticos.

Consumo

- Porto Alegre sempre foi uma cidade comercial, com suas grandes importadoras e uma população ávida em novidades.

A Galeria Chaves e seu glamour.
Bromberg,
Masson,
Casa Victor.
- Até a década de 1950, as mulheres calçavam luvas para fazer compras na Rua da Praia e abasteciam a casa com produtos vendidos a granel no armazém da esquina, nos quais eram tratadas pelo nome e pagavam as despesas no fim do mês.
O Supermercado, primeiro sintoma de mudanças no comportamento do consumidor, chegou à década de 1950, o nosso saudoso Supermercado Real, do orizicultor Joaquim Oliveira.

- Na década de 1960, os primeiros Grandes Magazines, como:
Renner,
Mesbla,
Sloper,
Americanas,
Hermes Macedo – HM,
Courolândia,
Couroesporte,
Colombinas.

- Na década de 1970, o Febernati foi o primeiro Hipermercado de Porto Alegre, na Volta do Guerino, no Passo d’Areia, na estréia o inimaginável mais de 30 caixas operadoras, o seu famoso barco viking em madeira com sua vela listada (azul e branco) como expositor de bebidas.
Logo após veio o Kastelão na Avenida José de Alencar, no Menino Deus com sua filial das Lojas Brasileiras instalada, do Grupo Joaquim Oliveira; e os anos passam.
O Dinosul, na Avenida Wenceslau Escobar, na Tristeza, sua grande loja de confecções no primeiro andar e seu grande dinossauro verde folha da fachada, da Rede Dosul.
O Mobycenter da Avenida Érico Veríssimo, na Cidade Baixa com sua baleia azul na fachada, da Rede Zottis.
O Zaffari Ipiranga, na Avenida Ipiranga, o hipermercado, com seu grande letreiro em neon e seu mascote esquilo.
Chega o mais sofisticado o Hiper Zaffari Higienópolis, na Avenida Plínio Brasil Milano, com seu restaurante, fast food e o grande bazar, da Rede Zaffari.
Seu gingle de inauguração:
“Um mundo mais alegre e mais feliz,
No caminho colorido como sempre se quis,
Hiper Za-ffa-ri Higienópolis,
Hi-per Za-ffa-ri,
Za-ffa-ri.”

Outras marcas e lugares:
Ibraco,
J.H. Santos,
Imcosul,
Soberana dos Móveis,
Rainha das Noivas,
Marinha Magazine,
Wolens, e o mascote Batatão
Pernambucanas,
Riachuelo,
Empório de Tecidos,
Casa Verde, na Voluntários da Pátria
Taft,
Armazém Rio-Grandense,
Palácio dos Enfeites
Centro Útil
Café Haiti,
A Galeria Malcon, na Rua dos Andradas, com suas pequenas lojas da moda.

Produtos das marcas:
Kolynos, Haaaa!
Branco como Rinso
Óleo de Soja Santa Rosa, Violeta, Merlim ou Primor
Bolachas Coroa
Merendinha
Mumuzinho
Feijão Sogenalda
Chocolate Refeição
Balas Azedinha
Pão de Meio Quilo ou Quarto e Quilo
Para mim e para ela, tem que ser Isabela
Chiclete Ploc e Ping Pong

- Chegam os Centros Comerciais, como o Centro Comercial João Pessoa (entre as avenidas João Pessoa e Bentos Gonçalves), com duas salas de cinema e loja âncora (Lojas Renner) nosso primeiro shopping.
O Quinta Avenida Center, entre as Ruas 24 de Outubro e Mostardeiro, formado por lojas e boutiques de luxo junto ao prédio comercial (o primeiro no estilo), neste prédio foi instalado o primeiro elevador panorâmico de Porto Alegre.

O glamour está no
Moinhos de Vento
- A Rua 24 de Outubro, junto com a Rua Mostardeiro, no bairro Moinhos de Vento é o eixo glamouroso de Porto Alegre, com suas mansões, lojas de grife e boutiques renomadas, o Cine Coral e o maravilhoso Parcão com seus jardins bem cuidados.
A Avenida Independência vai perdendo seu lugar como “ponto chic” em Porto Alegre.

- Porto Alegre cresce para a Zona Norte e Zona Leste, onde milhares de famílias ali se instalam, diante de indústrias e comércio pujante.

- Em 30 anos, o velho ritmo provinciano de Porto Alegre é atropelado pelas novas necessidades cosmopolitas da vida urbana moderna.

1980
A Nova República

- Chega à década de 1980, em Porto Alegre surge o Shopping Center uma nova geografia de consumo, e radicaliza mudanças com o Shopping Iguatemi.

Sandiz
Casa Lú
Super Festas
Saco e Cuecão
Kanto Kente
Empo
Leila Calçados
Xangrilá Calçados
Lojas Brasileiras
Magazine Alberto Bins – “Aquele da Escadinha”
Arapuã
E muito mais.

A Burguesia se espalha
A burguesia local se desloca para vários bairros da cidade de Porto Alegre, criando “núcleos ou nichos”, mas principalmente para os bairros Moinhos de Vento, Três Figueiras, Bela Vista e alguns locais da Zona Sul, o Centro é abandonado por seus moradores.

- Em matéria de música há uma retomada em Porto Alegre do Regionalismo, numa forma mais aberta, mais livre de preconceitos, o Nativismo. Este retorno as tradições prejudica o processo evolutivo de nossa música urbana (no Regime Militar há um descaso das autoridades com os jovens).

- Mas as Discotecas estão apontando como a Crocodilus na Avenida Plínio Brasil Milano, o Bar Ocidente na Avenida Osvaldo Aranha, o Tajmahal na Avenida Farrapos.

- Eram os cítricos anos, perfeitos para os modelos de sandálias plásticas Grendene verde limão, rosa pink, amarelo flúor. Que junto com casacos de ombreiras, calças bag, saias balonês e vestidos drapeados, faziam a Melissa (modelo aranha) brilhar, da criação em 1979 de Pedro e Alexandre Grendene Bartelle de Farroupilha (RS).

- Foi no clima de Dancing Days ao som das Frenéticas, com Sônia Braga soltando suas feras na pista de dança, que a Melissa apareceu pela primeira vez em horário nobre. O plano fechado da câmera fez a porta da popularidade abrir para a Melissa.
Não havia garota de classe média que não tivesse sua sandália de plástico transparente para usar com meia soquete de Lurex. Em 1987, surgiu a Melissinha que vinha com uma “pochetezinha”.

Na década de 1980, na Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba), a comunidade apresenta uma agenda cultural multi-racial de festas e eventos.
Os núcleos comunitários realizam reuniões e tratativas para a prestação de serviços e a realização de diversas manifestações.
Esta década assinala a etapa de implantação e consolidação do novo espaço residencial e de trabalho da Vila dos Pescadores e as possíveis transformações das práticas sociais e econômicas tradicionais de seus moradores.

- A trajetória deste grupo de habitantes de Porto Alegre desde seus fundadores na tentativa na construção e reconstrução de seu espaço físico residencial e de trabalho, que determinam alterações na paisagem urbana.

Em 1980, no final do ano, no Brasil, Brasília (DF), o Congresso Nacional aprovou emenda constitucional que determinava as “eleições diretas para o governo dos estados”, que se realizariam em 1982.

Em 1980, em Porto Alegre, é tombada a Travessa dos Venezianos, exemplo das antigas ruas construídas em terrenos particulares, abrigando o proletariado. Abriga 15 casas populares, construção do final do século XIX e início do século XX, em estilo colonial lusitano, porta e janela, nesta rua ficava a coudelaria do famoso Príncipe Custódio, onde sua casa tinha frente para a Rua dos Venezianos (atual Lopo Gonçalves), bairro Cidade Baixa.

“Ucho – ucho – ucho, o Papa é Gaúcho”

Em 05 de julho de 1980, em Porto Alegre, o Papa João Paulo II celebra missa campal junto à rótula da Avenida Érico Veríssimo, onde foi montado um grande altar, estava presente o cardeal dom Vicente Scherer, o governador do Estado José Augusto Amaral de Souza, o prefeito Guilherme Socias Villela e demais autoridades e uma massa da população (em torno de 400 mil pessoas) de todas as partes do Estado, de outros estados e países, que vieram assistir ao grande e único evento.

Em Porto Alegre no Correio do Povo 17.08.1980:
- Com a inauguração do Monumento ao Brigadeiro Antonio de Sampaio (1810-1866), Patrono da Arma da Infantaria do Exército, na nova Praça Brigadeiro Sampaio (antiga Praça da Harmonia), esta de volta a cidade de Porto Alegre.
Em 1911, a Praça da Harmonia foi destruída, utilizada como depósito de materiais para a construção do Cais Mauá e depois ocupada desde a década de 1940 com instalações do Exército.
Área verde de grande valor com 9.945 m2  totalmente reurbanizada.
A Comissão presidida pelo general Ramão Menna Barreto, levantou os fundos necessários para a confecção do monumento e urbanização da nova praça, feito pelo Exercito.

Em 08 de novembro de 1980, na Vila dos Pescadores, é fundado a Associação Comunitária dos Pescadores da Vila Guaíba a comunidade se organiza, troca de nome (assim como Porto Alegre), pois o Guaíba é o “Estuário Mãe”, da vida, dos pescadores, fruto do trabalho, nosso alimento.

- Em cerimônia com a presença do prefeito Alceu Collares, secretário da SMT, diretoria da Associação Comunitária e demais membros da comunidade, foi inaugurado asfaltamento da Avenida Guaíba e a inauguração da nova sede social, em madeira, na curva da avenida.

- Da nossa eterna Vila dos Pescadores nasce a Vila Guaíba.

Em 07 de maio de 1981, em Porto Alegre, as Ciclovias já eram projetos que não saiam das linhas do papel:
- A implantação de ciclovia na área urbana de Porto Alegre já faz parte de um projeto da Secretaria de Planejamento Municipal. As vias exclusivas para ciclistas deverão ser implantadas progressivamente na Capital, conforme prevê a Secretaria.
Os estudos foram mostrados pela manhã ao prefeito Guilherme Sócias Villela. (ZH 1981)

Em 08 de maio de 1981, sexta-feira, em Porto Alegre, começa a operar pela Sociedade de Ônibus União Ltda - SOUL, na segunda-feira as duas novas linhas de ônibus para a Zona Norte da cidade:
Linha Santa Fé
Linha Dona Leopoldina
Inicialmente as linhas vão circular em horários de maior demanda, no início da manhã e final da tarde, sendo a linha mãe nº 14 - Nossa Senhora de Fátima/ Parque dos Mayas.
Estes novos loteamentos idealizados pela Construtora Guerino recém inaugurados que começavam a ser popularizados na Zona Norte:
- Parque Madepinho (1976), Parque dos Mayas (construído junto à fazenda de Baltazar de Oliveira Garcia, 1977), Parque Santa Fé (1978), Jardim Dona Leopoldina (1980).
Em 28 e junho de 1981, na Vila Guaíba, em comemoração aos 40 anos da antiga  Vila dos Pescadores é inaugurada a primeira “Capela” da comunidade, na Avenida Guaíba, nº 48, em invocação a Nossa Senhora dos Navegantes, com grande missa festiva.
Após a missa foi servido aos participantes um bom e quente “Quentão”.
A Capela foi por intenção do Padre Alberto Oslein da igreja sede Nossa Senhora da Assunção e grande ajuda da Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção – ABENSA.
Construída em uma casa provisória em madeira, nas cores: - verde e rosa, na Avenida Guaíba.

Em 05 de julho de 1981, em Porto Alegre, é inaugurado na Esplanada do Vaticano, mais conhecida como Rótula do Papa o monumento em homenagem da passagem do primeiro ano ao santo visitante João Paulo II, no cruzamento da Avenida Érico Veríssimo com Avenida José de Alencar.
Obra construída por José A. Russo (1981) a inscrição diz:
“Esplanada do Vaticano.
Local onde em 5 de julho de 1980, o Papa João Paulo II celebrou missa nesta cidade.”

Em 24 de outubro de1981, na Vila Guaíba, foi realizada a primeira missa de “renovação das promessas batismais” e Primeira Comunhão na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, proferida pelo padre Alberto Oslein com nosso primeiros 5 adolescentes.

Em dezembro de 1981, na Vila Guaíba, é realizada a primeira apresentação do Presépio Vivo na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação das crianças da comunidade, pais e fiéis estão presentes nesta noite de Paz.

Em 1982, na América do Sul, por disputa territorial pelas Ilhas Falkland (Inglaterra) ou Ilhas Malvinas (Argentina) no oceano Atlântico, acontece a Guerra das Malvinas entre Argentina e Inglaterra. Durante o regime militar e atitude populista do governo da Argentina, invade a ilha, mas sem preparo e logística, o país vai amargar a derrota e será o final da ditadura militar.
O Brasil, aliado argentino, permaneceu neutro, mas em prontidão aguardando acontecer o pior: - os ingleses invadirem o território continental do país vizinho.
Mas a guerra se restringiu em alto mar e a ilha.

Em 1982, em Porto Alegre, a linha férrea Porto Alegre-Novo Hamburgo da RFFSA é desativada, embora o seu trajeto seja utilizado pelo futuro Trensurb.

Em 1982, em Porto Alegre, o antigo prédio da antiga Usina do Gasômetro barbaramente depredado, cogita-se sua demolição (como tudo em Porto Alegre), mas o abraço da população em torno da causa, o prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico Cultural.
Em 1989, é transformado em Centro Cultural.

Em 1982, em Porto Alegre, é entregue a população o Parque da Harmonia, atual Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, sobre o aterro sanitário, com parque de eventos, estância, galpão crioulo, cancha reta, centro de eventos e muitos recantos.

Em 11 de janeiro de 1982, no Brasil, Brasília (DF), o Congresso Nacional aprovava, por decurso de prazo, a reforma eleitoral, mas fora incluída e emenda de autoria do senador Murilo Badaró (PDS), que alterava a Lei de Inegibilidades. A emenda estendia os benefícios da anistia aos cassados e restringia a inegibilidade a condenados, cuja pena mencionasse formalmente que os mesmos não poderiam ocupar cargos políticos efetivos. Com isso, muitos nomes da oposição puderam ser incluídos em 1982, quando se realizaram as primeiras eleições diretas para os Estados.
A oposição saiu vitoriosa no Paraná com José Richa (PMDB), em São Paulo Franco Montoro (PMDB), no Rio de Janeiro Leonel Brizola (PDT), em Minas Gerais Tancredo Neves (PMDB).
O PDS garantiu a vitória na maioria dos estados, inclusive o Rio Grande do Sul com Jair Soares.

Em 07 de fevereiro de 1982, na Vila Guaíba, é realizado a primeira Procissão de Navegantes com missa celebrada pelo padre Alberto Oslein na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes seguida de procissão terrestre e procissão fluvial no Guaíba.
Novamente o evento ocorre na zona sul de Porto Alegre, depois de quase 100 anos, quando no século XIX a Capela do Menino Deus era o ponto de partida da famosa procissão da cidade.

- Na antiga Vila dos Pescadores, após afluência dos paroquianos a grande missa, os fiéis em procissão terrestre aos pés de Nossa Senhora pela Avenida Guaíba se deslocaram até o embarcadouro do Cais de Areia e embarcaram no barco Maria Gessi devidamente paramentada (enfeitado) em procissão fluvial até o Estaleiro Só com afluência de barcos dos clubes náuticos.
No retorno o desembarque foi no antigo Estaleiro do DAER e de lá novamente em procissão terrestre até a volta a Capela e Casa da Mãe.

No dia 11 de abril de 1982, em Porto Alegre, é inaugurado o primeiro trecho de 0.6 km do nada convencional Aeromóvel de Porto Alegre (tipo de VLT), inventado e operado pela Coester, começou a transportar passageiros, em nível experimental pela Av. Loureiro da Silva, contendo duas estações, partindo do Gasômetro até o prédio da Receita Federal.

- O Aeromóvel é um projeto nascido em Porto Alegre, na zona sul, a pista de testes era na Serraria ao lado da garagem da empresa de ônibus Guarujá.

Em 27 de junho de 1982, na Vila Guaíba, no “primeiro aniversário” da Capela Nossa Senhora dos Navegantes é realizado a Coroação de Nossa Senhora.

- Após a missa é realizado grande festa promovida pelos festeiros engajados, em comemoração ao primeiro ano da capela. Foram feitas muitas atrações, jogos, comidas e bebidas principalmente. 

Em dezembro de 1982, na Vila Guaíba, é realizado Missa de Natal celebrada pelo padre Alberto Oslein e pelo segundo ano consecutivo a apresentação do Presépio Vivo na Capela Nossa Senhora dos Navegantes com as crianças da comunidade, gerando grande comoção e orgulho dos pais.

Em 27 de julho de 1982, em Porto Alegre, é inaugurado o Viaduto Ildo Meneguetti, na Rua Ramiro Barcelos, sobre a Rua Vasco da Gama.

Em 1983, em Porto Alegre, inaugura o Shopping Center Iguatemi, do Grupo Iguatemi na Chácara das Pedras, zona norte, configurou mudança a esta área da cidade, alterando algumas diretrizes do Plano Diretor.

- A área da Chácara das Pedras era uma região de butiazeiros, destinada a preservação ambiental, e a Nilo Peçanha terminava junto a Avenida João Wallig, num imenso campo de mata nativa sobre a colina. O empreendimento alterou todo o sistema viário da região e valorizou sistematicamente a área.

- A visita era intensa ao novo shopping, para ver as grandes marcas concentradas, a âncora paulista do Grupo Pão de Açúcar, a Sandiz, as novas boutiques, a grande área de alimentação, o famoso Relógio d’Água, o elevador panorâmico e as escadas rolantes.

Em 1983, em Porto Alegre, é inaugurada a construção da Praça Província de Shiga, financiada pelo Governo Japonês, é o símbolo da amizade entre as cidades de Porto Alegre e Shiga no Japão. Totalmente cercada, assemelha-se a um dos jardins de meditação comuns no Japão feudal do século XIV, com cascata, ponte e quiosque em madeira e flora, escultura e lanternas japonesas.
Localizada no triângulo entre as Avenidas Plínio Brasil Milano e Cristóvão Colombo, bairro Higienópolis.

Em 06 de fevereiro de 1983, na Vila Guaíba, acontece a segunda Procissão de Navegantes na Capela Nossa Senhora dos Navegantes com grande missa festiva celebrada pelo padre Alberto Oslein.

- A capela foi devidamente decorada para o evento, o padre Alberto Oslein com megafone convoca e organiza os fieis para o início da procissão terrestre em frente à Capela.
Todos saem a pé pela Avenida Guaíba até o embarcadouro do Cais de Areia onde o já tradicional barco Maria Gessi espera os romeiros.
Todos rezando e aproveitando o passeio pelas águas calmas do Guaíba, acompanhados por embarcações que seguem o cortejo fluvial até o Estaleiro Só, a embarcação recebeu o vôo rasante de um ultra-leve que acompanhava o evento junto a muitas outras embarcações no Guaíba.
O retorno do Estaleiro Só para o desembarque desta vez no Cais de Areia e seguindo em procissão terrestre até a acolhida de Nossa Senhora dos Navegantes na Capela, sua casa.

Em 08 de abril de 1983, em Porto Alegre, é escolhido “último prefeito municipal” de forma indireta pela Assembléia Legislativa o engenheiro civil João Antonio Dib.

Em setembro de 1983, em Porto Alegre, os colonos invadiram os corredores e lotaram as galerias da Assembléia Legislativa em busca de uma solução para o problema da terra no estado.

Em 05 de outubro de 1983, na Vila Guaíba, iniciam os trabalhos para a construção do prédio definitivo na Capela Nossa Senhora dos Navegantes em alvenaria em substituição da casa em madeira (a obra foi feita em volta da capela de madeira), com projeto em estilo eclético.
As obras foram acompanhadas pelo padre Alberto, e iniciadas pelo Srs: - Guilherme, Campani, e o pedreiro .

Em novembro de 1983, no Brasil, Estado de São Paulo, o Partido dos Trabalhadores – PT organizou a primeira manifestação popular pelas “eleições diretas”.
A campanha granjeou o apoio de todas as forças da oposição e ganhou as ruas, com a adesão de intelectuais e artistas, professores e estudantes.

- O deputado federal Dante de Oliveira enviou ao Congresso Nacional uma proposta de emenda neste sentido, o país agitou-se, pensando ser o momento para eleições diretas para presidente da República.

Em 01 de dezembro de 1983, na Vila Guaíba, é demolida a antiga Capela de Nossa Senhora dos Navegantes em madeira, são feito os acabamentos finais na nova estrutura ainda em tijolo (sem reboco), e colocada a cobertura do templo. 

Em 14 de dezembro de 1983, as 09h00min, em Porto Alegre, foi inaugurado o monumento na Praça da Matriz (Marechal Deodoro) pelo Centenário da Sociedade Partenon Literário, comemorado em julho de 1968 (a Câmara havia aprovado o monumento em 1968), mas só agora construído, nada mais que uma pedra com uma placa, onde constava o nome de todos os membros da famosa sociedade.
O Prefeito João Antônio Dib, Secretário de Educação e Cultura Prof. João Mano José e inúmeros intelectuais compareceram a inauguração do monumento, o presidente do Círculo de Pesquisas Literárias, bibliófilo Júlio H. Petersen fez-se acompanhar de outros membros da Diretoria do CIPEL, que promovera as comemorações em 1968, o jornalista Rodrigues Till foi um dos oradores e autor de livro sobre os monumentos da cidade.
(Till, Rodrigues, Monumentos de Porto Alegre – Ensaio Histórico e Crítico, Evangraf, 2001)

No final de 1983, no Brasil, inicia-se o movimento nacional pelas “Diretas Já”.

Em 05 de fevereiro de 1984, na Vila Guaíba, é realizada missa celebrada pelo padre Alberto Oslein para a inauguração da nova Capela de Nossa Senhora dos Navegantes e realização da terceira Procissão de Navegantes em grande evento festivo.

- A capela ainda está só na alvenaria, mas já é o orgulho da comunidade da antiga Vila dos Pescadores e de toda a Assunção, obra realizada em parceria com moradores da Vila Assunção e Vila Guaíba.

- A procissão terrestre saiu da nova capela na Avenida Guaíba em direção ao tradicional Cais de Areia, neste dia duas embarcações foram utilizadas, os barcos Maria Gessi e o Sirene, pela grande afluência de fiéis a procissão fluvial.
Nossa Senhora foi embarcada como anualmente no barco Maria Gessi devidamente paramentada em parceria com o Banco Itaú.
A procissão fluvial segue neste dia quando a chuva quase alcança a procissão, mas “Nossa Senhora” protegeu a todos.
Com o retorno do Estaleiro Só, o desembarque foi no antigo Estaleiro do DAER atual Laboratório Central, os fiéis seguiram em procissão terrestre até a nova “Casa da Mãe”, admirar com orgulho o feito de seus moradores.

Em 10 de abril de 1984, no Brasil, Rio de Janeiro (RJ), acontece o Comício da Candelária, na Praça da Candelária, com a presença de 1 milhão de pessoas para clamar por eleições, “Diretas Já”.
Estas manifestações aconteceram por todo o país, fazendo o regime ceder.

Em 13 de abril de 1984, em Porto Alegre, acontece o grande comício das Diretas Já na Praça Montevidéu em frente à Prefeitura Municipal, com a presença das lideranças nacional, estaduais e municipais.
A cantora Fafá de Belém (Musa das Diretas) contou o Hino Nacional e soltou a tradicional pomba entre figuras como Tancredo Neves, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães.

Em 25 de abril de 1984, no Brasil, Brasília (DF), sob grande comoção e com o Congresso Nacional cercado pela PM é votado à emenda Dante de Oliveira (deputado PMDB do Mato Grosso) das eleições diretas para presidente da República, mesmo com toda a pressão popular a emenda é derrotada por 22 votos, obteve 298 votos dos 479 congressistas, precisava de 320, contando com várias e inesperadas adesões do PDS – Partido Democrata Social, o Brasil civil foi derrotado, mas não perdido.

Em 27 de abril de 1984, em Porto Alegre, transcorridos 26 anos da inauguração da “Travessia Régis Bittencourt, Getúlio Vargas, Ponte do Guaíba”, é inaugurada a duplicação da importante via de acesso sobre o Guaíba.
A inauguração da obra, embora tenha reunido grande número de autoridades, foi um ato simples e rápido realizado na área de lazer construída na cabeceira da ponte do Saco da Alemoa. O primeiro a falar foi o prefeito João Antônio Dib, que destacou o trabalho de Cloraldino Severo à frente do Ministério dos Transportes e o esforço do Governo.
O Ministro representando o Governo Federal, emocionado, lembrou as palavras do presidente da República João Figueiredo: “que declarou segundo as quais a duplicação começo e terminou em seu governo.”
O ato foi encerrado após o discurso do governador Jair Soares, agradecendo ao diretor-geral do DNER João Cataldo Pinto empenho pela obra.

Em maio de 1984, na Vila Guaíba, acontece em missa noturna, na Capela Nossa Senhora dos Navegantes a Coroação do Menino Jesus e Nossa Senhora pelas crianças da comunidade devidamente vestidas para o evento.

Em junho de 1984, na Vila Guaíba, em ação promovida pela Capela Nossa Senhora dos Navegantes é realizado o Sopão para os Flagelados do frio e das chuvas.

Em 27 de julho de 1984, na Vila Guaíba, é iniciada a construção das fundações do Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, em terreno ao lado da atual capela. Um sonho que se tornava realidade, para a realização de eventos da capela e da comunidade.

Em 11 de agosto de 1984, no Brasil, Brasília (DF), foi homologada a candidatura do governador de Minas Gerais Tancredo de Almeida Neves (PMDB) à presidência da República, tendo seu vice o senador José Sarney, ex-filiado e líder do PDS, agora no PMDB.

- Um seguimento do PDS contrário a o fechamento em torno do nome do deputado federal Paulo Maluf (PDS) como candidato a presidência da República, um seguimento do partido retirou-se da agremiação e formaram o Partido da Frente Liberal – PFL. O PFL aderiu ao nome escolhido pela oposição para concorrer à sucessão do presidente João Batista Figueiredo.

Nos dias 15, 16, 17, 18, 19 de outubro de 1984, em Porto Alegre, no Plenário da Assembléia Legislativa ocorreu os debates preparatórios para a Constituinte Nacional (1985) com a presença de grandes autoridades.

Em 11 de novembro de 1984, na Vila Guaíba, é realizada a segunda cerimônia de Primeira Comunhão de jovens da comunidade na Capela Nossa Senhora dos Navegantes pelo padre Alberto Oslein.

Em 24 de dezembro de 1984, na Vila Guaíba, é realizada em grande evento, a tradicional encenação do Presépio Vivo na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, com a participação dos jovens da comunidade.
Grande missa de Natal fecha este ano cheio de realizações.

Em 26 de dezembro de 1984, na Vila Guaíba, são levantadas as paredes da cozinha do novo Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora dos Navegantes.

Nova República

Em 1985, em Porto Alegre, a cidade é contemplada com a realização nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil de mais uma edição da Copa Davis de Tênis.

Em 15 de janeiro de 1985, no Brasil, Brasília (DF), é eleito por eleição indireta, em voto aberto pelo Congresso Nacional, Tancredo de Almeida Neves (PMDB), o primeiro presidente civil e da oposição após o Regime Militar, que derrota o candidato do governo Paulo Maluf (PDS), que não era aceito em parte do seu partido, que preferiam o Ministro do Interior Mario Andreaza (que carregava na carteira um santinho de Padre Reus) ou o vice-presidente da República Aureliano Chaves.
Tem início a Nova República, que, após 21 anos, colocaria um presidente civil na presidência do país.

Em 02 de fevereiro de 1985, na Vila Guaíba, é realizada a quarta Procissão de Navegantes da comunidade da antiga Vila dos Pescadores, com missa festiva ministrada pelo padre Alberto Oslein.
Esta edição da procissão teve uma grande presença de fieis junto ao andor de Nossa Senhora dos Navegantes que segue a procissão terrestre com o padre Alberto Oslein e seu megafone pela Avenida Guaíba até o Cais de Areia, embarcando no barco Maria Gessi seguindo por outras embarcações em procissão fluvial pelo Guaíba até o Estaleiro Só.
O desembarque no antigo Estaleiro do DAER, seguindo em procissão terrestre até a Capela

- Á noite, é inaugurado em grande evento, a fachada da nova Capela de Nossa Senhora dos Navegantes, com a benção pelo padre Alberto Oslein do “painel de azulejos”, em alusão a Nossa Senhora dos Navegantes, obra do artista Inge Bohn.

No dia 02 de março de 1985, em Porto Alegre, com 6 estações (Mercado, Rodoviária, São Pedro, Farrapos, Aeroporto, Anchieta), começaram a circular até a cidade de Sapucaia do Sul (região metropolitana), num percurso de 26,62 quilômetros, da Companhia de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. - Trensurb, a linha de trens de superfície, em virtude do custo de construção do metrô.
O Trensurb mobilizou perto de 10 mil trabalhadores de 120 empresas em sua instalação.

Em 15 de março de 1985, no Brasil, Brasília (DF), assume a presidência da República o vice-presidente José Sarney ou “Zé Sarney” (15.03.1985-15.03.1990), trigésimo primeiro presidente da República, maranhanse, Partido do Movimento Democrático Brasileiro – PMDB, sem Vice, por impossibilidade do eleito Tancredo Neves, ser hospitalizado exatamente no dia de sua posse, em estado grave, Sentiu-se mau no dia anterior a posse, será o primeiro presidente civil após 21 anos de Regime Militar.

Em abril de 1985, na Vila Guaíba, acontece à montagem da estrutura do telhado do Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 21 de abril de 1985, domingo, no Brasil, Brasília (DF), morre no dia de Tiradentes, o presidente eleito Tancredo de Almeida Neves, em São Paulo.
A comoção nacional causada por sua agonia, morte e funeral pode ser comparada ao suicídio de Getulio Vargas.
Seu corpo passeou pelo Brasil (São Paulo (SP), Brasília (DF), São João Del Rey (MG) onde foi enterrado em sua cidade natal.

Em maio de 1985, na Vila Guaíba, é feita a cobertura do Salão Paroquial da Capela Nossa Senhora dos Navegantes.

Em maio de 1985, na Vila Guaíba, é realizado missa na Capela Nossa Senhora dos Navegantes pelo padre Alberto Oslein de celebração do “encerramento do mês de maio” com a coroação do Menino Jesus e Nossa Senhora, pelas meninas da comunidade.

Em 15 de setembro de 1985, na Vila Guaíba, acontece grande enchente na Avenida Guaíba, devido à baixa vazão do esgoto pluvial em direção ao Guaíba.
A população é socorrida pelos bombeiros da Estação Assunção que fica na comunidade.

Em 02 de outubro de 1985, na Vila Guaíba, é realizado no novo Salão Paroquial o primeiro curso ministrado pela professora Lourdes Parissi de “confecção de acolchoados a senhoras da comunidade, com término em 31/10/1985.

Em 24 de novembro de 1985, na Vila Guaíba, acontece na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, missa celebrada pelo padre Alberto Oslein de Primeira Comunhão de jovens da comunidade.

No Plano Cruzado os Porto-Alegrenses junto ao Supermercado Real serão Fiscais do Sarney em rede nacional.

Em 1986, no Brasil, Brasília (DF), no decorrer do ano, a questão da Reforma Agrária foi uma das polêmicas do governo Sarney, uma vez que as desapropriações de terras decretadas pelo MIRAD (Ministério da Reforma e Desenvolvimento Agrário) foram atacadas pela UDR (União Democrática Ruralista), integrada por proprietários de terra. Por outro lado os sindicatos de trabalhadores rurais, com o apoio dos progressistas da Igreja, criticavam a demora das soluções governamentais.

Em 02 de fevereiro de 1986, na Vila Guaíba, é realizada a quinta Procissão de Navegantes da Capela Nossa Senhora dos Navegantes.
Neste dia em especial pelo “término do reboco interno da capela”.
A procissão terrestre saiu em caminhada festiva junto ao andor de Nossa Senhora pela Avenida Guaíba até o Cais de Areia, onde os fiéis embarcaram no tradicional barco Maria Gessi e no barco Três Irmãos em procissão fluvial até o Estaleiro Só.
O desembarque foi como sempre no antigo Estaleiro do DAER, com regresso em procissão a pé até ao Salão Paroquial para a realização da grande Festa de Navegantes.

“Neste ano a antiga Vila dos Pescadores está completa em suas comemorações de Navegantes – Capela – Procissão (terrestre e Fluvial) – Salão Paroquial – Festa de Navegantes”

Em 28 de fevereiro de 1986, no Brasil, Brasília (DF), em cadeia nacional de rádio e televisão o presidente da República José Sarney anunciou o mais radical mudança na economia do Brasil para controlar a inflação o Plano Cruzado elaborado pelo ministro da Fazenda Dílson Funaro, com o congelamento de preços e aumento real ao salário, no início tudo bem, mas a pressão e a burla do empresariado são maiores, e o plano fracassa.

Em 30 de maio de 1986, na Vila Guaíba, é celebrada na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, missa de “encerramento do mês de maio”, com a coroação do Menino Jesus e Nossa Senhora pelas meninas da comunidade no novo altar.

Em 26 de setembro de 1986, na Vila Guaíba, no Salão Paroquial é realizado o primeiro Jantar da Primavera, com um bom churrasco e participação de casais da comunidade da antiga Vila dos Pescadores e da Vila Assunção.

Em 09 de novembro de 1986, na Vila Guaíba, é realizada missa de Primeira Comunhão na Capela N. S. dos Navegantes de 14 jovens da comunidade.

Em dezembro de 1986, na Vila Guaíba, é realizado em missa de Natal celebrada pelo padre Alberto Oslein, mais uma vez acontece à encenação do Presépio Vivo com as crianças da comunidade.

Em 02 de fevereiro de 1987, na Vila Guaíba, é realizada a sexta Procissão de Navegantes da antiga Vila dos Pescadores, com a celebração de missa festiva pelo padre Alberto Oslein.
Evento exemplarmente executado pela capela e comunidade, foi um exemplo em participação de fieis.
Após a missa os fieis seguiriam a cruz e estandarte em procissão terrestre junto ao andor de Nossa Senhora, carregado por remadores trajados da comunidade até o Cais de Areia na Avenida Guaíba, no cais todos embarcaram nos barcos Maria Gessi e Três Irmãos devidamente enfeitados para o cortejo fluvial no Guaíba.
O padre Alberto Oslein com seu megafone orientou as orações dos fieis na procissão fluvial até o Estaleiro Só, no retorno o desembarque no antigo Estaleiro do DAER, e seguiram todos em procissão terrestre até a capela.
“Todos estão felizes em mais um ano com a Mãe dos navegantes e pescadores”

Em abril de 1987, em Porto Alegre, eclodiu uma nova Greve do Magistério estadual, com “Sinetaço” em frente ao Palácio Piratini, no início do governo de Pedro Simon (PMDB), juntamente com movimentos do funcionalismo público e dos policiais civis.

Em 04 de abril de 1987, na Vila Guaíba, o Sr. Guilherme de Moura presidente da Irmandade São Miguel visita a Capela Nossa Senhora dos Navegantes e o Salão Paroquial da antiga Vila dos Pescadores, que tanto ajudou na construção.
O Sr. Guilherme é recebido por membros da comunidade que ofereceu um café colonial aos convidados.

Em 31 de maio de 1987, na Vila Guaíba, em missa solene na Capela Nossa Senhora dos Navegantes acontece à Coroação de Nossa Senhora pelas jovens da comunidade.

Em 22 de novembro de 1987, na Vila Guaíba, é realizada missa celebrada pelo padre Alberto Oslein de Primeira Comunhão na Capela Nossa Senhora dos Navegantes dos jovens da comunidade, com a participação das irmãs do Santuário de Schoenstatt da Vila Assunção.

Em 24 de dezembro de 1987, na Vila Guaíba, é realizada a missa de Natal celebrada pelo padre Alberto Oslein e a famosa encenação do Presépio Vivo pelos jovens da comunidade, um evento solene já tradicional da antiga Vila dos Pescadores.

Em 02 de fevereiro de 1988, na Vila Guaíba, é realizada a sétima Procissão de Navegantes da Vila dos Pescadores na Capela Nossa Senhora dos Navegantes.
Após a missa festiva ocorreu à famosa procissão terrestre até os barcos Maria Gessi e Três Irmãos, que com seus capitães levou os fieis em procissão fluvial até o Estaleiro Só, com desembarque no antigo Estaleiro do DAER.
Encerrando o dia com a Festa de Navegantes no Salão Paroquial.

Em 05 de outubro de 1988, no Brasil, Brasília (DF), no governo do presidente da República José Sarney (PMDB), foi aprovada a nova Constituição do Brasil, a sexta da República e a sétima do Brasil.
Uma “Constituição Republicana, Federativa e Cidadã”, com amplos benefícios a sociedade.
É presidente do Congresso Nacional o deputado federal Ulisses Guimarães (PMDB).

Em dezembro de 1988, na Vila Guaíba, é realizada a Missa de Natal celebrada pelo padre Alberto Oslein junto à encenação do tradicional Presépio Vivo pelos jovens da comunidade da antiga Vila dos Pescadores.

Em 1989, no Brasil, vários são os candidatos a presidência da República na primeira eleição livre e direta após o Regime Militar, na chamada Nova República.

- Jingles e chamadas de campanha:

Leonel Brizola, PDT

“La, la, la, la, la, Brizola,
La, la, la, la, la, Brizola,
O voto no Brizola, só pode nos trazer,
Um mundo bem melhor pra se viver.”

Ulisses Guimarães, PMDB

“Bote fé no velhinho,
Que o velhinho é demais,
Bote fé no velhinho,
Que ele sabe o que faz,
Vai olhar o Brasil
Do Oiapoque ao Chuí,
E acabar com a crueldade que tem por aí.

Ulisses guerreiro e coragem
E com ele vamos construir
Um novo Brasil de verdade
Desta vez o Brasil vai subir

Esta é a marcha do povo,
Juntos com garra,
E vamos com fé,

Ulisses não é bobo
Ulisses é a voz do povo
Ulisses é o Brasil de pé!”

Afif Domingos, PL

“Dois patinhos na lagoa
Fazem Afif 22!”

Fernando Collor de Mello, PRN

“O Caçador de Marajás”

Luiz Inácio Lula da Silva, PT

“Lula, lá!...”
Brilha uma estrela,
Lula, lá!
Cresce a esperança.”

Entre outros ...

Em 1989, em Porto Alegre, para ampliar a participação da comunidade nas decisões de obras e investimentos na administração municipal, no mandato do prefeito Olívio Dutra, é levado uma experiência inédita no Brasil o Orçamento Participativo.

1990
Democracia Consolidada

Em 15 de março de 1990, Fernando Collor de Mello (15.03.1990-29.12.1992), trigésimo segundo presidente da República, alagoano, Partido da Reconstrução Nacional – PRN, vice Itamar Franco (PRN).
Primeiro presidente eleito em eleições livres e diretas desde 1961, quando vence no segundo turno o candidato Luiz Inácio da Silva.

- Em rede nacional de rádio e televisão, a decretação do maior choque da história econômica do país com o confisco de todo o dinheiro depositado em caderneta de poupança e congelamento dos depósitos no setor bancário a partir de Cr$ 50,00, para devolução posterior com correção inferior a inflação praticada tem início o Plano Collor idealizado pela ministra da Fazenda Zélia Cardoso de Mello contra a inflação. O país entra em caos, a população não acredita no que está acontecendo e irá acontecer nos meses posteriores.                    

Em 1991, na América do Sul, é criado o MERCOSUL – Mercado Comum do Sul da América, pelos países membros: - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, seguindo modelo europeu.
Porto Alegre é a capital do novo Mercado Comum.

Em 1991, na América do Sul, é criado o MERCOSUL – Mercado Comum do Sul da América, pelos países membros: - Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, seguindo modelo europeu.
Porto Alegre é a capital do novo Mercado Comum

Em 1991, em Porto Alegre, é inaugurado o Parque Chico Mendes, em homenagem ao líder seringueiro Francisco Alves Mendes Filho, assassinado em 1988, no Estado do Acre, localizado no Jardim Leopoldina, na zona norte. Com bosque de eucaliptos, banhado e uma mata de galeria com espécies nativas (araçás, butiás, pitangueiras, ipês e outras).
Possui parques infantis, cancha de bocha e churrasqueiras.

Em 16 de agosto de 1991, na Vila Guaíba, é realizada missa festiva celebrada pelo padre Clóvis Quadro para a “inauguração dos Sacrários de Nossa Senhora e dos novos bancos” da Capela Nossa Senhora dos Navegantes.

Em 1992, em Porto Alegre, é inaugurado o Largo Glênio Peres (antigo Largo do Paraíso e do Mercado), os terminais de ônibus são retirados e remanejados e a área é urbanizada; local de manifestações populares, culturais e políticas. É pavimentado com lajotas em basalto cinza e pedras portuguesas (petit pavê) nas cores, preto, branco e rosa, parecendo um tapete persa, tal qual existia na década de 1930, bancos em pedra seguindo a linha do Mercado.

Em 17 de agosto de 1992, em Porto Alegre, a Lei Complementar nº 279 da Câmara, institui o (monumento em bronze) “O Laçador” do escultor Antônio Caringi como símbolo oficial da cidade.

Em 02 de outubro de 1992, no Brasil, Brasília (DF), a Câmara dos Deputados concluiu pela CPI em 84 dias, que a conduta de Collor fora “incompatível com a dignidade do cargo” e autorizou o Senado a julgar o presidente da República Fernando Collor de Mello o que o obrigou a se afastar do cargo para aguardar a decisão final.

- Itamar Franco, assumiu interinamente na qualidade de vice-presidente da República até a data de renúncia de Fernando Collor.

- Durante o julgamento pelo Senado, acontecia por todo o Brasil, multidão de estudantes em passeata os chamados “Caras Pintadas”; em um protesto colorido, ruidoso e irreverente, pedindo o impechiment de Fernando Collor.

Em 29 de dezembro de 1992, no Brasil, Brasília (DF), um dia antes de ser cassado por “Crime de Responsabilidade” o presidente da República Fernando Collor de Melo renuncia ao cargo para escapar da caçassão, mas a sentença já está dada, com a perda de dos direitos políticos por 8 anos.

Em 29 de dezembro de 1992, no Brasil, Brasília (DF), Itamar Franco (29.12.1992-01.01.1995), trigésimo terceiro presidente da República, mineiro, Partido da Reconstrução Nacional – PRN, sem Vice.
Contra a inflação institui o Plano Real; solicita a montadora Volkswagem para relançar o “Fusca”, chamado de Itamar.                 

Em 1993, em Porto Alegre, cerca de 10 mil cidadãos estavam sendo representados junto ao Orçamento Participativo da Prefeitura por 650 entidades comunitárias que integram o Fórum Permanente.

Em 1993, em Porto Alegre, a antiga Usina do Gasômetro, junto a orla do Guaíba, desativada na década de 1970, é transformada pela Prefeitura Municipal, na administração do PT num espaço cultural e passa a se chamar Usina do Gasômetro – Fábrica de Cultura.

Em maio de 1993, no Brasil, Brasília (DF), tem início um novo plano econômico no governo de Itamar Franco para “acabar com a inflação e colocar o país no rumo do crescimento com estabilidade”, onde tantos já haviam fracassado, é criado a Unidade Real de Valor – URV, um indexador para preços e salários, o índice evoluía de acordo com o mercado, até ser fixado e transformado em moeda, o “Real”, elaborado pelo ministro da Fazenda Fernando Henrique Cardoso.

Em 1995, em Porto Alegre, para salvar a “tradição cervejeira da cidade”, é fundada por Eduardo Bier a Cervejaria Dado Bier, que traz cerveja até no sobre nome, com fábrica dentro do Shopping DC Navegantes, na zona norte, na Rua de Eventos, onde fabrica e tem uma cervejaria para eventos e degustação.
O empreendimento foi sugerido e apoiado por Jorge Gerdau Johannpeter, seu tio, alemão como ele.

Em 01 de janeiro de 1995, no Brasil, Brasília (DF), Fernando Henrique Cardoso - FHC (01.01.1995/ 01.01.1999), trigésimo quarto presidente da República, paulista, Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, vice Marco Maciel (PFL).                                                                      
Ministro da Fazenda de Itamar Franco, pelo sucesso do Plano Real e a URV – Unidade Real de Valor, com o controle da inflação sem traumas, foi candidato natural e vencedor das eleições, com 55% dos votos válidos.
O Brasil segue em crescimento, o nível de pobreza começa a cair com planos de educação e renda, Bolsa Escola e Bolsa Alimentação e outros. Com sua grande popularidade o Congresso vota a emenda constitucional para a “reeleição”, que é aprovada, ao estilo do presidente Menen da Argentina.

Em 19 de setembro de 1995, em Porto Alegre, o Parque Farroupilha ao completar 60 anos (1935-1995) é eleito como o local mais querido dos cidadãos porto-alegrenses.
“Quem não percorreu suas trilhas, namorou em seus recantos, passeou de pedalinho, bicicleta ou trenzinho, comeu pipoca, algodão doce ou maçã do amor.”

- 38 Monumentos, entre os quais: - Monumento ao Expedicionário, Pira da Pátria, Gaúcho Oriental, Coluna Jônica, Árvore da Amizade, as várias hermas, o antigo Relógio da Carris entre outros.

- Espaços culturais e de lazer: - Auditório Araújo Vianna, Estádio General Ramiro Souto, Parque de Diversões e seu famoso carrossel de “Autinhos”, Parque Paulo Gama e diversos outros recantos.

Em 1996, no Brasil, segundo a empresa paulista de consultoria Trevisan, depois de pesquisar cidades de mais de 200 mil habitantes de todas as regiões do país, concluiu:
Porto Alegre é a cidade brasileira com melhor qualidade de vida”.

- Porto Alegre da primeira eleição em 1896 e seus 6.073 eleitores registrados e 1996 e seus 925 mil eleitores, são 100 anos de vida política da cidade, neste período houve somente 17 eleições livres e apenas 10 prefeitos eleitos pelo povo.

Em 1996, em Porto Alegre, a cidade é premiada e recebe da Revista Exame o título de capital com Melhor Qualidade de Vida do país.

Em 1996, a Vila Guaíba busca um maior índice de desenvolvimento humano para as várias etnias que compõem sua comunidade.
Mesmo diante das dificuldades todos festejam uma só tradição o Orgulho de sua Cidade.

Em 03 de outubro de 1996, em Porto Alegre, é realizada a “última eleição” para Prefeito no século XX, onde é vencedor Raul Pont do Partido dos Trabalhadores – PT.

Em 1997, em Porto Alegre, a Câmara Municipal tem 33 Vereadores representados por 9 partidos políticos.

Em 1997, em Porto Alegre, com a aprovação do PDDUAPlano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental tem um capítulo especial “Habitação de Interesse Social” que prevê a regularização de loteamentos irregulares e clandestinos, que hoje compõem aproximadamente 30% da cidade: - é o que os técnicos chamam de “Cidade Real”, a ser progressivamente incorporada pela cidade “Formal”.

- A comunidade da Vila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores) luta junto às autoridades competentes para garantir seus direitos diante da sua regularização fundiária e aplicação em infra-estrutura na região.

Em 1997, em Porto Alegre, chegam à nova versão de shopping, os de “céu aberto” ou “Outlets”, o primeiro instalado é o DC Navegantes, no bairro de Navegantes, na zona norte da cidade.

Em 1997, em Porto Alegre, é realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, a Copa Ericsson Internacional de Tênis.

- Neste ano, nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil de Porto Alegre foi realizado o 12º Campeonato Internacional Dado Bier de Veteranos e a Copa Heineken Super Masters de Tênis.

Em 1997, em Porto Alegre, o índice de desemprego é de 14%, considerado alto.

Em 1998, em Porto Alegre, é inaugurado o Museu de Ciências e Tecnologia da PUCRS, este é um dos maiores museus interativos de ciências naturais da América Latina e um dos melhores do mundo.
Seu acervo inclui milhões de peças e uma das melhores mostras de ciências naturais de todo o País.
Destacam-se peças paleontológicas, a grande exposição de aves e animais empalhados e muitas informações sobre os recursos minerais brasileiros.
Localizado no Campus da PUC, prédio 40, na Avenida Ipiranga, 6681, bairro Partenon.

Em 1998, em Porto Alegre, a cidade é novamente premiada, desta vez em Relatório da ONU, quando a cidade atingiu o melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre as metrópoles nacionais.

Em 1998, em Porto Alegre, é realizada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil, outra edição da Copa Ericsson Internacional de Tênis.

Em 1999, no Delta do Jacuí, na Ilha da Pintada (origem dos fundadores da Vila Guaíba) é criada a COOPEIXE para revitalizar a atividade pesqueira e desenvolver o turismo sustentável como forma de geração de renda.

- A Vila Guaíba tem o direito de sonhar, e ser inserida no contexto da atividade pesqueira para recuperar sua tradição e auto-estima.

Em 01 de janeiro de 1999, no Brasil, Brasília (DF), Fernando Henrique CardosoFHC (01.01.1999-01.01.2003), paulista, Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, vice Marco Maciel.
Em eleição direta reeleito para mais um mandato seguido de presidente, pela primeira vez na República (01.01.1999-01.01.2003), paulista, Partido da Social Democracia Brasileira PSDB, vice Marco Maciel (PFL).

Em dezembro de 1999, Porto Alegre, possui os seguintes Cinemas, algumas das grandes salas ainda de rua ou calçada, 1 autocine e os demais de grupos instalados em shopping:
Imperial e Guarany (mezanino) – Rua dos Andradas, 1051
Vitória 1 e 2 (mezanino), Av. Borges de Medeiros, 475
Auto Cine Paraíso – Estrada Caminho do Meio, 5115 (continuação da Av. Protásio Alves)
Cinemark 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7 e 8 – Bourbon Shopping Ipiranga, Av. Ipiranga, 5200
GNC Bourbon 1 e 2 – Bourbon Shopping Assis Brasil, Av. Assis Brasil, 200
GNC Lindóia Cine Shopping 1 e 2 – Lindóia Shopping, Av. Assis Brasil, 3522
GNC Praia de Belas 1, 2 e 3 – Praia de Belas Shopping, Av. Borges de Medeiros
Iguatemi 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9 – Shopping Center Iguatemi, Av. João Wallig
Center 1, 2, 3 e 4 – Shopping João Pessoa, Av. João Pessoa
Guion 1, 2 e 3 – Centro Comercial Nova Olaria, Rua Lima e Silva, s/nº
Guion Sol 1 e 2 – Jardim do Sol Strip Center, Av. Cavalhada, 5555
Multicine 1 e 2 – Rua da Praia Shopping, Rua dos Andradas, 1000
Strip Center Assis Brasil 1 e 2, Av. Assis Brasil, 4320

Casa de Cultura Mario Quintana
Sala Eduardo Hirtz
Sala Norberto Lubisco
Sala Paulo Amorim, Rua dos Andradas, 736
Usina do Gasômetro
Sala P. F. Gastal, Av. Pres. João Goulart, 551
Sala de Cinema da UFRGS

Por fim de 1999, em Porto Alegre, a cidade termina o século XX com um “carro” (automóvel) para cada 2,3 habitantes, um dos maiores índices do país, mas a velocidade média de 30 km/h é bem maior que em outras capitais do país que é de 20 km/h.
Em Porto Alegre ainda é possível ir para casa almoçar e voltar ao trabalho, um grande privilégio.

- Porto Alegre tem baixos índices de criminalidade, pois os carentes sociais encontram condições de sobrevivência na chamada, economia informal, em vez de engrossar as estatísticas policiais.

- A educação em Porto Alegre está em nível privilegiado, disputando com as metrópoles São Paulo e Rio de Janeiro.
“Os Positivistas diziam que a escola devia se estender a todos, o que elevou o nível do ensino e o baixo analfabetismo na população, junto ao legado de Leonel Brizola.”
O principal é o planejamento, pois nada funciona 100%, mas é pensado e aplicado.

- Existe em Porto Alegre mais de 1 (um) milhão de árvores, só nas calçadas e canteiros centrais, além das que se espalham por oitos parques e 375 praças. São 15,83 metros quadrados de verde por habitante.
Porto Alegre ainda tem 144 km2, de zona rural, quase um terço da área do município, uma raridade entre as capitais brasileiras, abrigando uma população aproximada de 18 mil habitantes.
O maior sucesso da zona rural de Porto Alegre é a fruticultura (pêssego, ameixa e uva). A produção do pêssego de mesa é a maior do Brasil. O solo das encostas de morros é ótimo para essas culturas.

Porto Alegre é a cidade brasileira com melhor qualidade de vida.

“Os 60 Casais Açorianos no século XVIII ao invés de cruzar os braços, pegaram enxadas e foram carpir (formar roças), gerar lavouras e criação, sobreviver e desenvolver, construir.”

- Porto Alegre se tornou um bom lugar para se morar, cresceu menos, o crescimento da população não acompanhou o “boom demográfico” do país da década de 1970 e 1980, isto dá uma parte maior dos serviços públicos para cada habitante. Houve inchaço, mas inferior ao das capitais do mesmo porte. A cidade foi poupada das migrações.
Os gaúchos preferiam não vir para a capital.
Muitos emigraram para o Oeste do Paraná, Centro-Oeste e Amazônia e acabaram colonizando o país inteiro.

- Em termos globais, mesmo em Porto Alegre predominando o tipo racial branco (pela imigração) e pardo (pela miscigenação), a influência negra é enorme na cultura da cidade do Brasil, apesar da subjetividade para definir “negro” e “pardo” numa população como a brasileira, o IBGEInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística calcula que hoje mais de 40% sejam de cor, o que nos faz o maior país mestiço do mundo.

- Na virada do século, todas as liberdades estão garantidas, o cidadão é respeitado e respeitoso, Porto Alegre já é uma grande metrópole, males são resolvidos, mas novos sempre aparecem. E seus encantos permanecem, alguns intocáveis, ícones do passado se mesclam aos do futuro da sempre “provinciana leal e valorosa cidade de Porto Alegre”.

- No final do século XX, outras etnias de trabalhadores começaram a chegar na antiga Vila dos Pescadores, que também influenciaram na formação da diversificada sociedade em comunidade, mas de maneira muito mais branda que os fundadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário